PORTOS DE SALVADOR E ARATU PRECISAM DE 5 BILHÕES EM INVESTIMENTO
Uma estimativa divulgada ontem (21) pela Associação dos Usuários dos Portos da Bahia (Usuport), através do documento “Planejamento para Investimentos Portuários mínimos na Bahia”, apontou que os portos de Salvador e de Aratu precisam de R$ 5 bilhões de investimentos até 2017.
O presidente da instituição, Paulo Roberto Villa, disse que esse valor representa o investimento mínimo necessário para o atendimento da demanda atual. O executivo recebeu a imprensa em um almoço para divulgar o 8° Encontro Anual de Usuários, marcado para o dia 30, com a presença do secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Antônio Henrique Silveira.
Para o presidente da Usuport, portos como o de Londres (ING), Le Havre (FRA) e Los Angeles (EUA), evidenciam a defasagem da situação portuária baiana. Segundo ele, o porto fluvial de Paris registrou crescimento de 15% anuais em contêineres nos últimos seis anos, mesmo com as turbulências econômicas da zona do Euro. No mesmo período, o terminal de Salvador teve expansão média de 1,7%. "É de se perguntar onde está a crise?", indagou. Por conta das deficiências dos terminais baianos, 80% da produção de celulose da Bahia são escoadas por outros estados.
Na oportunidade, Paulo Villa afirmou que Salvador não atingiu o calado de 15 metros. Isso só ocorre, segundo ele, num espaço privado pequeno. A maior parte tem entre 10 e 12 metros. O terminal da capital, segundo o estudo da Usuport, requer um aporte de R$ 620 milhões (R$ 500 milhões privados) até 2014 e de mais R$ 400 milhões privados no período seguinte. "As empresas fazem projetos, para ajudar a acelerar os investimentos, mas a licitação não é feita.
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