Marinha conclui homologação e oficializa dragagem do Porto de Salvador
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) comunicou na quarta-feira (7) ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a conclusão da homologação do processo de dragagem do Porto de Salvador. A Capitania dos Portos do 2º Distrito Naval, órgão responsável pela homologação, encerrou uma série de estudos oficiais, validando as novas profundidades nos berços localizados no Terminal de Contêiner da capital, permitindo a operação de embarcações de grande porte com maior calado.
Com a homologação, os dois berços do Terminal de Contêiner podem receber, a partir de agora, navios de calado de até 13,9 metros no Cais de Água de Meninos (que opera navios de longo curso) e de até 12 metros para o Cais de Ligação (para navios de cabotagem).
“É uma ótima notícia. Estávamos esperando sair essa homologação, que reconhece para a comunidade portuária e todos os interessados no comércio marítimo com o Brasil que estamos habilitados a receber navios cargueiros de maior capacidade. Isso representa fretes mais baratos e ganho de competitividade para a Bahia”, afirmou o presidente da Codeba, José Muniz Rebouças.
O terminal agora está habilitado a operar navios de até 170 mil toneladas de deslocamento, o que equivale a navios conteineiros de até 11 mil Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Continuam em andamento as obras para aumentar o calado do Cais de Água de Meninos para 15 metros até 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário