quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ferrovia de Integração Oeste – Leste

Ferrovias



O trecho entre os municípios de Ilhéus, no Estado da Bahia, e Figueirópolis, no Estado do Tocantins, com 1.527 km de extensão, pretende contemplar as regiões produtoras de minério de ferro de Caetité e Tanhaçu, no Sul do Estado da Bahia e as produtoras de grãos no Oeste daquele Estado e Sudeste do Tocantins.
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste se constituirá num eixo ferroviário que dinamizará o escoamento da produção do Estado da Bahia e servirá de elo para interligar aquela região aos outros pólos do país, através da conexão que terá com a Ferrovia Norte-Sul, em Figueirópolis (TO), e com a nova opção comercial que se agregará ao projeto com reestruturação do sistema portuário de Ilhéus. A ferrovia formará um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto Sul e ainda abrirá nova alternativa de logística para portos no norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás.
Além de promover o desenvolvimento dos estados da Bahia e Tocantins, a Ferrovia de Integração Oeste – Leste, junto com a Ferrovia Norte-Sul, vai induzir o desenvolvimento de todo o país.
Para ratificar esta informação, é possível afirmar que a produção de grãos do Centro – Oeste, principalmente do estado do Mato Grosso, será escoada pelo Porto Sul, em Ilhéus, utilizando as Ferrovias Norte-Sul e Oeste-Leste. Com isso, atenua-se o fluxo de caminhões sentido Porto de Paranaguá e reduz-se, significadamente, o custo do frete (transporte) e, por consequência, o custo Brasil.
Municípios pelos quais a Ferrovia passa:

Bahia

Barreiras, Correntina, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Coribe, Guanambi, Malhada, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Aracatu, Brumado, Caetité, Dom Basílio, Ibiassucê, Ituaçu, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Pindaí, Rio do Antônio, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, Iramaia, Jequié, Manoel Vitorino, Maracás, Mirante, Tanhaçu, Aiquara, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Gongogi, Ibirapitanga, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagiba, Jitaúna, Ubaitaba, Ubatã e Uruçuca.

Tocantins

Alvorada, Arraias, Aurora do Tocantins, Combinado, Conceição do Tocantins, Figueirópolis, Gurupi, Lavandeira, Novo Alegre, Paraná, Peixe, Ponte Alta do Bom Jesus, Sucupira, Taguatinga e Taipas do Tocantins, além de Campos Belos (GO).

Dados Ilhéus(BA) - Caetité(BA) 537 km

SegmentoLoteExtensão (Km)Ação


Situação Atual
Terminal Ilhéus/BA - Rio Preguiça/BA1125ObraEm construção
Rio Preguiça/BA - Riacho Jacaré/BA2119
Riacho Jacaré/BA - Rio de Contas/BA3115
Rio de Contas/BA - Riacho Barroca/BA4178

Dados Caetité/BA - Barreiras/BA 485 km

SegmentoLoteExtensão (Km)AçãoSituação Atual
Riacho da Barroca/BA - Fim da ponte do Rio São Francisco/BA5162,1165Licença de InstalaçãoAguardando
Ponte sobre o Rio São Francisco/BA5A2,9
nício da ponte Rio São Francisco/BA - Estrada vicinal acesso a BR-135/BA6159
Estrada vicinal acesso a BR-135/BA - Rio das Fêmeas/BA7161

Dados Barreiras/BA - Figueirópolis/TO 505 km

SegmentoLoteExtensão (Km)AçãoSituação Atual
Rio das Fêmeas/BA - Córrego Landi/TOA definir125Projeto ExecutivoEm elaboração
Córrego Landi/TO - Rio Palma/TO123
Rio Palma/TO - Rio São Miguel/TO110
Rio São Miguel/TO - Início da ponte do Rio Tocantins/TO70,2147
Ponte sobre o Rio Tocantins/TO1,7
Fim da ponte do Rio Tocantins/TO - Km 987+241/TO75,1

Fonte:VALEC


Leia em outra postagem questionamentos sobre o assunto.

Um comentário:

César disse...

A BR 030 seria a ligação de todo Centro Oeste do Brasil e do Noroeste de Minas e Oeste da Bahia com o Porto Sul. Em Minas Gerais já conseguiram a aprovação da construção de duas rodovias federais para que o trânsito entre o Centro Oeste e o sul da Bahia seja por lá enquanto por aqui a movimentação para construção da BR 030 é pequena. Eles sabem que com a construção da BR 030 e do Porto Sul em Ilhéus o Porto de Santos e de Vitória perderiam competitividade porque o Porto Sul teria o acesso mais curto e melhor com a região central do Brasil entre os portos brasileiros tendo a melhor logística para toda imensa movimentação de cargas entre a região Centro Oeste e o restante do mundo beneficiando a Bahia. Sem a BR 030 construída de Carinhanha-BA a Brasília-DF o Porto Sul não teria condições para competir com os Portos de Santos e de Vitória no transporte de mercadorias para o Centro Oeste. Ainda podemos levar essa vantagem no transporte de cargas por que vão por rodovias porque pelo traçado das ferrovias todo o transporte ferroviário de cargas do centro oeste será escoado pelos portos do sudeste e do sul.

Thread: BR 030, a futura ligação entre Brasília, Noroeste de Minas e litoral leste do Nordeste
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1503422