sábado, 10 de novembro de 2012

Ferrovia Oeste/Leste e Porto Sul

Como é difícil sair do papel as ações do governo federal para a Bahia quando há interesses contrários de outros estados...

O Porto Sul será de grande importância para a redução de custo na logística do transporte para as empresas sediadas em Goiás, Tocantins, parte de Minas sem se falar na Bahia.

E essa é uma das razões que volto sempre a bater na mesma tecla sobre o Complexo Intermodal que envolve a Ferrovia Oeste/Leste e o Porto Sul.

Em 16/10 foi publicado no site casacivil.ba.gov.br de que o IBAMA assegurou ao governo da Bahia que o parecer técnico de análise dos estudos complementares para a construção do Porto Sul em Ilhéus sairá em novembro corrente. Esse parecer é condicionantes para a emissão da Licença Prévia.
Quanta burocracia, audiências públicas, estudos de engenharia, ambiental, econômico- financeira e a "coisa" ainda está no papel.

Recentemente fiz uma postagem sobre o que consta no site da VALEC sobre a Ferrovia Oeste/Leste e o que se toma conhecimento é o seguinte:
Obra em andamento no trecho de Caetité a Ilhéus que tem 537 km.
Cabe questionamentos, dos quais : Como se encontram as obras?
Na mesma matéria os dados sobre o trecho de Caetité a Barreiras com 485 km é de que a licença de instalação continua sendo aguardada.
Noticia triste para o Oeste produtivo da Bahia.

O pior são as noticias sobre o trecho Barreira(BA) a Figueirópolis (TO) com seus 505 km, com projeto executivo AINDA em elaboração.

Quanta lesmice ( vem da velocidade da lesma) nas ações da VALEC, essa grande mentira para a Bahia.

E só para lembrar a Ferrovia Oeste/Leste, que alguns políticos da Bahia tem lutado com muito empenho para sua concretização como Wagner e Walter Pinheiro entre outros continua muito devagar em relação as nossas necessidades.

A título de lembrança a a Ferrovia passará na Bahia pelos seguintes municípios:
Barreiras, Correntina, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Coribe, Guanambi, Malhada, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Aracatu, Brumado, Caetité, Dom Basílio, Ibiassucê, Ituaçu, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Pindaí, Rio do Antônio, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, Iramaia, Jequié, Manoel Vitorino, Maracás, Mirante, Tanhaçu, Aiquara, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Gongogi, Ibirapitanga, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagiba, Jitaúna, Ubaitaba, Ubatã e Uruçuca.

É o instante e momento da união das forças politicas da Bahia independente da cor ou sigla partidária de lutar em favor da realização urgente da construção do Porto Sul e da Ferrovia Oeste/Leste em toda sua extensão.

Nenhum comentário: