quinta-feira, 13 de maio de 2010

Membros do Seminário PPP visitam obras do Emissário e da Fonte Nova
Como parte da programação final do seminário "As Parcerias Público-Privadas no Brasil", representantes de estados brasileiros e de outros países conheceram nesta quinta-feira (13) dois projetos desenvolvidos através da Parceria Público-Privada (PPP) em Salvador.
O Sistema de Disposição Oceânica do Jaguaribe (Emissário Submarino) é um dos projetos do governo da Bahia desenvolvidos por meio de PPP e foi apresentado aos participantes.
O sistema, que deve ser inaugurado nos próximos meses, vai beneficiar mais de um milhão de pessoas dos municípios de Salvador e Lauro de Freitas.“O nosso objetivo foi explicar toda a metodologia executiva da obra e procurar esclarecer ao máximo como será feita a operação.
Todas as partículas acima de 1,5 milímetro são destinadas ao esgoto sanitário – abaixo disso, o emissário leva para o fundo do mar. São corpos minúsculos e o mar absorve”, disse a engenheira civil Elka Benício.
Para garantir a execução da nova Arena Fonte Nova, o Estado viabilizou junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) recursos de R$ 400 milhões. Os participantes do seminário conheceram toda a concepção do projeto da nova arena, como o processo de licitação e a apresentação da maquete.
De acordo com o chefe da Unidade PPP do Ministério do Planejamento, Isaac Averbuch, hoje, a Bahia é um estado líder na execução de projetos de PPP. “Sem dúvida, a execução do projeto da Fonte Nova vai fazer com que a Bahia seja muito bem representada na Copa do Mundo de 2014”, afirmou.
Outros projetos de PPP também estão em andamento no estado, como o Hospital do Subúrbio, em Salvador – o primeiro do país que terá uma gestão hospitalar por meio da modalidade.
Segundo o secretário-executivo de PPPs do Estado da Bahia, Rogério Princhak, os participantes ficaram empolgados com os projetos desenvolvidos na Bahia. “O seminário foi um sucesso total.
No primeiro dia, ultrapassamos o horário e ficamos até as 22h falando sobre os projetos de PPP no estado. Fomos muito elogiados pelos participantes”, declarou.
Fonte:AGECOM

Nenhum comentário: