Montagem correta das armaduras é fundamental para assegurar uma perfeita cobertura do concreto que é vital para a qualidade da estrutura, sua segurança e durabilidade.
É evidente que as fundações, montagem das formas para a concretagem, de sapatas, vigas , pilares, colunas tem que ser realizadas com toda técnica para que sua durabilidade ou vida útil seja longa.
Como as estruturas de concreto que usam em suas armaduras o ferro estão fadadas a oxidação das armaduras e até a própria ruína estrutural da obra é que buscando entender se a tecnologia moderna e avançada já não oferece componentes em substituição as armaduras tradicionais é que pergunto aos senhores doutores no assunto:
É possível substituir as armaduras de ferro por estruturas Polimétricas sem riscos de acidentes e fissuras de qualquer espécie?
Se possível qual seria o componente de custo mais elevado o de ferro ou de fibras de carbono, por exemplo?
Qual seria o diferencial em segurança na utilização de construções como por exemplo viadutos, pontes e edifício de grande altura?
É possível por exemplo na Ponte Salvador a Itaparica o uso nas armaduras de fibras de carbono ou similares com bases em plásticos e/ou seria melhor as armaduras convencionais protegidas quimicamente com substâncias que evitassem a oxidação ou corroção, mantendo alta segurança, estabilidade e exigência de pouca manutenção?
O custo seria impeditivo ao uso do plástico em armaduras para a concretagem?
Quais as empresas do polo de Camaçari por exemplo estão aptas a produzir armaduras com bases plásticas capaz de suportar altas tonelagem de peso, fortes correntes marinhas, velocidade de ventos, mantendo um alto nivel de segurança, e dando a proteção capaz de levar quase a zero a questão manutenção?
Sei que o assunto é eminentemente técnico e requer pessoas habilitadas para os esclarecimentos que seriam proveitosos para todos nós que desejamos uma Bahia pujante, sempre crescendo e progressista.
Se os questionamentos estão fora de uma realidade de agora, estou aqui buscando aprender para ajudar com sugestões os órgãos governamentais que tem que continuar construindo Pontes, Viadutos, Túneis e outras obras de artes de real importância para a sociedade como um todo.
Se a Ponte Salvador a Itaparica pela sua grandiosidade ainda não seria um elemento básico para o uso de armaduras de plático pelo seu custo, essa tecnologia poderia ser usada nas Pontes de Canavieiras a Belmonte e ou na da ilha de Ilhéus ao Pontal.
Escrito em 22/05/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário