Lembranças...a estação rodoviária de Salvador e o futuro tão próximo.
O crescimento de uma cidade provoca alterações no modo de viver de sua população fixa e a que a visita.
E Salvador a capital da Bahia com "h" não podia ter sido diferente. Há muitos anos, me lembro perfeitamente os onibus que faziam a linha entre Salvador e municípios tinha sua parada normalmente à porta da sede-balcão de vendas de passagens das empresas e existia alguma na Ladeira de São Bento (Av.Sete), rua Nova de São Bento e/ou Paraíso, na rua Carlos Gomes e na parte baixa do elevador Lacerda próxima a Praça Cairu.
E o crescimento da cidade fez o governo eleborar projeto e construir a 1ª Estação Rodoviária da Capital e foi próxima ao Mercado das Sete Portas, tendo o seu fundo voltado para o Barbalho.
E os anos passaram e a Estação sufocada com a evolução de Salvador pedia para ter uma substituta e não deu outra a cerca de 30 anos na Avenida ACM do lado do bairro de Pernambués foi construída a nova Estação moderna para a época e com seu edifício principal com mais de 4.750 metros quadrados,e teve como a ganhadora da concessão para sua exploração a Sinart.
Depois bem a sua frente uma estação de onibus, posteriormente mesmo com a manutenção dessa a Estação de Transbordo do Iguatemi, Passarela ligando o Shopping Iguatemi/Estação de Transbordo e Estação Rodoviária e esse equipamento dista apenas 4 km do Centro da velha e linda cidade.
O relato acima produto de minha memória de fatos( pode até ter alguns equívocos)tem o intuito principal o questionamento e as observações que tratarei a seguir.
Salvador que hoje tem sua espinha dorsal no sistema viário a Avenida Paralela, clama pelos seus gigantesco engarrafamentos e pela necessidade de acompanhar a quantidade de novos carros no fluxo de transito da terceira Capital brasileira, da imensa aplicação de recursos na área imobiliária, pela construção de novas Avenidas,afora os corredores exclusivo para veículos articulados de transporte coletivo, Metrô e tudo mais; daí a Estação Rodoviária de Salvador nesse comentário ganhar a posição de estrela maior, pois simplesmente ela está no caminho dessa avalanche de realizações.
Duas perguntas primárias e básica:
a) Onde será construída a nova Estação Rodoviária de Salvador?
b) A atual Estação poderá se transformar em uma de transbordo para onibus articulados e onibus comuns e/ou o que estará reservado para ela no futuro que já está batendo a nossa porta?
É de bom alvitre que os senhores projetistas de uma mobilidade avançada e evoluída comece a tratar do assunto discutindo com a sociedade interessada pelo direito do uso do bem público, mesmo que seja explorada por organização privada.
Aguardo reportagens dos principais órgão da imprensa de Salvador com dados que afirmem os cuidados que a população merece.
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