quinta-feira, 27 de maio de 2010

Desenvolver significa Energia - Educação - Infraestrutura e Saúde como eixos fundamentais para abranger altos investimentos.
Parte 02/04
Educação
O país precisa de uma reviravolta em Educação, precisa sair do papel tantas ideias bonitas e viáveis, pois urge que o povo possa ter condições de suprir a existência de vagas no mercado de trabalho.
Hoje o grande problema reside em :
o estudante conclui o curso médio sem uma profissão definida e em verdade não tem capacitação para nenhuma especialização que a vida do trabalho moderno requer.
A realidade é uma só: falta mão de obra especializada, qualificada o que representa um grande entrave ao crescimento do município, do estado e do país.
Só com atitude fortes e mudanças radicais poderemos mudar o quadro que aí está com analfabetos totais, analfabetos funcionais e com apenas 25% da população tendo o domínio da escrita, da leitura e da aritmética.
Tenho feito pesquisas e há vagas para trabalhadores especializados tanto do nível médio quanto do nível superior; entretanto o que se observa é uma multidão de inúteis desempregados forçando o próprio governo procurar meios para sustenta-los.
A necessidade de trabalhadores qualificados é tão grande que a titulo de exemplo e elucidação, na carreira de engenharia, em seu amplo leque de conhecimento, as grandes empresas nacionais e multinacionais operando em nosso pais tem importado profissionais de outros países, notadamente dos asiáticos.
É impossível aceitar a Educação como está aí, igualzinha a situação de muitas décadas, o país precisa ousar em pensar, pensar grande e em meus sonhos por um Brasil avançado a ideia de que para cada 100 mil habitantes por município ou região deveria haver um Instituto Federal em Educação Técnica.
As medidas tem que ser de forma imediata e com ações pró-ativas para que possamos auferir os resultados de maneira a não prejudicar os próprios municípios que receberão obras de infra-estruturas de porte como por exemplo o Complexo Intermodal que terá como um dos beneficiados o de Ilhéus.

Nenhum comentário: