domingo, 9 de maio de 2010

Foto: Google
O Brasil precisa de energia.
Energia Eólica

Fiz comentários sobre o assunto e volto a comentar de forma sucinta ao tempo em que peço opiniões de pessoas físicas e/ou jurídicas abalizadas para levar ao conhecimento do leitor a realidade brasileira e suas necessidades.
Para principio de conversa um Parque Eólico ou Usina Eólica e ou Fazenda de Ventos é um espaço em terra ou em mar onde estão concentrados vários aerogeradores destinados a transformar a força constante dos ventos em energia elétrica.
Cada par suporta ventos de até 25m/s, é aconselhável que os Parques Eólicos sejam longe de praias e dunas (embora se veja muitas fotos de suas construções em praias)
É bom que se afirme que a energia Eólica não depende só de ventos e sim de inovações tecnológicas visando inclusive baratear seu custo, haja vista o Brasil ainda está dando seus primeiros passos em comparação com outros paises.
O preço da geração de energia em uma Hidrelétrica é menos da metade do valor do MW/hora da Eólica.
Em 23/12/2001 já havia registro de Fazendas de Ventos nos estados do Ceará – Minas Gerais e Pernambuco.
Os trinta e seis Parques Eólicos ou Fazendas de Ventos estão distribuídos por cinco estados da região Nordeste, três estados da região Sul e um estado da região Sudeste.
O Brasil tinha em 2008 uma capacidade instalada em energia Eólica de 341 MW, no final de 2009 chegou a 606 MW e foi iniciada a construção em 2010 de 45 Usinas Eólicas com capacidade de geração de 2.139 MW, embora especialistas afirmem que o potencial brasileiro para energia Eólica alcança 143 gigawatts.
O maior Parque Eólico do Brasil está situado na cidade de Osório no Rio Grande do Sul, com 75 aerogeradores cada um gerando dois MW e com capacidade para o fornecimento de energia elétrica a uma cidade de 700 mil habitantes.
Há noticias de que um grupo português a HLC teria a intenção de investir R$4,5 Bilhões em projetos de energia Eólica nos estados do Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte; entretanto dado à crise que ainda perdura em alguns paises integrantes do bloco do EURO, não tenho noticias de quando esses empreendimentos serão concretizados.
Em 14/12/2009 foi contratada a construção de 71 Usinas de energia Eólica, programadas para entrega em julho de 2012 e que seriam distribuídas salvo melhor juízo da forma seguinte: 18 para a Bahia – 21 para o Ceará – 23 para o Rio Grande do Norte e oito para o Rio Grande do Sul e um para Sergipe.
O governo da Bahia manteve entendimentos com a Alston que deverá instalar ainda em 2010 em Camaçari uma unidade industrial para a fabricação de equipamentos para uso em Usinas Eólicas, com recursos de 20 milhões de Euros.
No que concerne à Bahia, 70% de seu território é no semi-árido, o que representa uma real necessidade de prover de energia elétrica por outro meio já inserido no sistema energético, qual seja por exemplos a Eólica e/ou a Solar.
Quanto à Bahia ainda temos conhecimentos que além de Caetité, Igaporã, Brotas de Macaúbas, outros municípios também serão beneficiados.
Como perguntar não ofende: Quais são os 71 projetos contratados que serão entregues até Julho de 2012, e onde estão situados os dezoito destinados à Bahia?
Vou aguardar comentários para melhor elucidar a noticia acima.

Nenhum comentário: