sábado, 1 de maio de 2010


Marca da Petrobras é a mais valiosa do Brasil

A Petrobras tem a marca mais valiosa do Brasil, segundo pesquisa realizada este ano pela consultoria BrandAnalytics e pelo instituto Millward Brown.
Com valor de marca de R$ 19,3 bilhões, a Petrobras lidera o ranking das mais valiosas, à frente de Bradesco (R$ 14,8 bi), Itaú (R$ 13,3 bi), Banco do Brasil (R$ 11 bi), Natura (R$ 6 bi), Skol (R$ 5 bi), Brahma (R$ 2,5), Perdigão (R$ 2 bi), Casas Bahia (R$ 1,8 bi) e Sadia (R$ 1,6 bi).

Para chegar ao resultado, a pesquisa passou por quatro etapas. Na primeira, que mensurou a força da marca no Brasil, foram realizadas, nas principais cidades brasileiras, aproximadamente 12.500 entrevistas em 32 categorias de negócios, com a avaliação de 350 marcas de empresas que atuam no país.
A etapa seguinte avaliou 147 companhias de capital aberto, que reúnem 200 marcas.
A terceira etapa da pesquisa levou em consideração os lucros das empresas e analisou a contribuição da marca para os consumidores e os investidores.
Nesse último público, foram entrevistados consultores de investimentos norte-americanos, que apontaram a Petrobras em primeiro lugar no ranking das empresas mundiais de energia com maior potencial para futuras tecnologias (50% de lembrança contra 14% da segunda colocada), maiores reservas de petróleo (42% contra 23%); e boa parceria com governos locais (27% contra a 15%).
A Petrobras aparece em destaque também como empresa que se esforça para ser ambientalmente responsável (em segundo lugar, com 6% de lembrança contra 9% da primeira).
A última etapa da pesquisa consistiu na construção do ranking final das marcas mais valiosas do Brasil.
A marca da Petrobras também se destacou no ranking das marcas mais forte do Brasil.
A Companhia ocupa o terceiro lugar na lista, à frente da Coca-Cola e Microsoft.
As duas primeiras posições ficaram com Omo e Mc Donald’s.
Fonte: Petrobrás

Nenhum comentário: