Ministério das Cidades promete R$26 milhões para requalificar a Estação da Lapa (Terminal Urbano) em Salvador.
O projeto inicial da Estação da Lapa (década de 80) teria a seguinte utilização:
a) Subsolo ou piso inferior: passagem do Transporte sobre Trilhos, o VLT (me lembro bem como aluno da USAL participei na platéia da explanação do então Secretario Municipal de Transportes). O Sistema VLT não foi construído e nem esse piso teve a destinação originária do projeto;
b) O segundo piso era para a circulação dos ônibus urbanos;
c) O terceiro piso para uso dos pedestres, transeuntes e pequenos Box para negócios, tais como bancas de revistas e lanchonetes.
Seu projeto previa que teria uma movimentação de passageiros da ordem de 150 mil /dia e sua inauguração ocorreu em 07/11/1982.
O projeto passou por adaptação com pontos de ônibus urbanos no subsolo e também no 2º piso.
É a maior Estação de Salvador e embora com todas as deficiências em seu funcionamento dado sua arquitetura ter sido enquadrada numa localização que permitiu a construção de dois Shopings Center o da Lapa e Piedade, que dado à proximidade da Estação que hoje tem um movimento de 460 mil pessoas puderam se consolidar e é realmente uma realidade do comércio de Salvador.
Atualmente a Estação da Lapa tem 87 linhas de ônibus, com movimento de 325 veículos por hora numa frota de 511 ônibus.
Como se observa o seu atual movimento é superior em três vezes à demanda inicialmente prevista em projeto.
Assim a Estação da Lapa é a maior da capital baiana e a em pior estado, conforme vai a seguir descrito:
Manutenção precária, escadas rolantes constantemente quebradas, falta de policiamento, subsolo cheio de infiltrações, com problemas de exaustão e/ou renovação de ar, sanitários sujos, falta de posto de saúde e de um rígido policiamento, acumulo de lixo e entulho e afins.
É evidente que apesar de tudo isso pelo seu excelente projeto e localização tem amplas condições de sofrer benfeitorias, melhoramentos e ser revitalizado e por fim requalificado em todos os seus pavimentos, substituindo também os cabos de aço de sustentação da Torre (Estaiada) para melhor segurança.
O projeto de requalificação foi idealizado pela Fundação Mario Leal Ferreira e a verba de R$26 milhões a ser liberada pelo Ministério das Cidades ajudará a solucionar problemas antigos e ajudar na mobilidade de Salvador.
Vou mais além, seria bastante proveitoso que após a conclusão das obras houvesse um leilão para sua privatização com um contrato bem elaborado que permitisse ao usuário frequentar, transitar e usar uma Estação limpa e que fosse orgulho dos meios de transporte de nossa capital.
Sei que Salvador tem uma população de cerca de 14 vezes mais do que a de Ilhéus, sei também que nossa Ilhéus está mais próxima do Sul e que deveria ter sofrido mais influencia positiva por esse fato, sei que Ilhéus é mais velha de que Salvador; mas a falta de um grande Programa de Desenvolvimento Urbano (PDU) trava nossos anseios e pleitos, daí mais uma vez usar desse espaço para apelar aos poderes constituídos do município urgência na elaboração de projetos para que possamos pedir recursos como, por exemplo, para a construção da nova Ponte de Ilhéus ao Pontal e todo o Sistema Viário decorrente dessa construção.
O Complexo Intermodal vem aí e precisamos preparar nossa cidade.
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O projeto inicial da Estação da Lapa (década de 80) teria a seguinte utilização:
a) Subsolo ou piso inferior: passagem do Transporte sobre Trilhos, o VLT (me lembro bem como aluno da USAL participei na platéia da explanação do então Secretario Municipal de Transportes). O Sistema VLT não foi construído e nem esse piso teve a destinação originária do projeto;
b) O segundo piso era para a circulação dos ônibus urbanos;
c) O terceiro piso para uso dos pedestres, transeuntes e pequenos Box para negócios, tais como bancas de revistas e lanchonetes.
Seu projeto previa que teria uma movimentação de passageiros da ordem de 150 mil /dia e sua inauguração ocorreu em 07/11/1982.
O projeto passou por adaptação com pontos de ônibus urbanos no subsolo e também no 2º piso.
É a maior Estação de Salvador e embora com todas as deficiências em seu funcionamento dado sua arquitetura ter sido enquadrada numa localização que permitiu a construção de dois Shopings Center o da Lapa e Piedade, que dado à proximidade da Estação que hoje tem um movimento de 460 mil pessoas puderam se consolidar e é realmente uma realidade do comércio de Salvador.
Atualmente a Estação da Lapa tem 87 linhas de ônibus, com movimento de 325 veículos por hora numa frota de 511 ônibus.
Como se observa o seu atual movimento é superior em três vezes à demanda inicialmente prevista em projeto.
Assim a Estação da Lapa é a maior da capital baiana e a em pior estado, conforme vai a seguir descrito:
Manutenção precária, escadas rolantes constantemente quebradas, falta de policiamento, subsolo cheio de infiltrações, com problemas de exaustão e/ou renovação de ar, sanitários sujos, falta de posto de saúde e de um rígido policiamento, acumulo de lixo e entulho e afins.
É evidente que apesar de tudo isso pelo seu excelente projeto e localização tem amplas condições de sofrer benfeitorias, melhoramentos e ser revitalizado e por fim requalificado em todos os seus pavimentos, substituindo também os cabos de aço de sustentação da Torre (Estaiada) para melhor segurança.
O projeto de requalificação foi idealizado pela Fundação Mario Leal Ferreira e a verba de R$26 milhões a ser liberada pelo Ministério das Cidades ajudará a solucionar problemas antigos e ajudar na mobilidade de Salvador.
Vou mais além, seria bastante proveitoso que após a conclusão das obras houvesse um leilão para sua privatização com um contrato bem elaborado que permitisse ao usuário frequentar, transitar e usar uma Estação limpa e que fosse orgulho dos meios de transporte de nossa capital.
Sei que Salvador tem uma população de cerca de 14 vezes mais do que a de Ilhéus, sei também que nossa Ilhéus está mais próxima do Sul e que deveria ter sofrido mais influencia positiva por esse fato, sei que Ilhéus é mais velha de que Salvador; mas a falta de um grande Programa de Desenvolvimento Urbano (PDU) trava nossos anseios e pleitos, daí mais uma vez usar desse espaço para apelar aos poderes constituídos do município urgência na elaboração de projetos para que possamos pedir recursos como, por exemplo, para a construção da nova Ponte de Ilhéus ao Pontal e todo o Sistema Viário decorrente dessa construção.
O Complexo Intermodal vem aí e precisamos preparar nossa cidade.
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