quinta-feira, 6 de maio de 2010

A Bahia se prepara...


Enquanto os apaixonados por futebol de todo o mundo vive uma contagem regressiva para a Copa da África do Sul, que terá início em pouco mais de um mês, o comitê gestor da Secretaria Extraordinária Para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), do governo da Bahia, pensa mais distante.
O mundial de 2014 é a preocupação do grupo, que corre contra o tempo para organizar o grande evento esportivo, que terá Salvador como uma das cidades-sede.Tanta expectativa e dedicação antecipada renderam à capital baiana uma posição privilegiada em relação às outras cidades-sede. Dos doze projetos básicos apresentados, a FIFA só analisou três, entre eles o de Salvador. Além disso, a cidade integra o time das poucas que não está atrasada em seu cronograma.Prova disso é que o modelo de governância e o planejamento estratégico para a Copa de 2014 foram apresentados, em primeira mão, nesta quinta-feira (6), no auditório do Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba).
A iniciativa faz parte das ações da Secopa para responder às demandas da Federação Internacional de Futebol.De acordo com o chefe de gabinete da Secopa, Everaldo Augusto da Silva, reuniões como esta é importante para dar efetividade às múltipas ações previstas no cronograma. “Tudo isso faz parte do processo de elaboração do plano diretor. A partir de agora as reuniões serão cada vez mais frequente e sempre com nova temática”, comentou.Segundo ele, Salvador já se encontra dentro das exigências da FIFA. “Estamos na frente de muitos estados quando se trata das exigências da Federação, por exemplo, o estádio de Pituaçu é uma arena alternativa que outras cidades não dispõem; na área de mobilidade urbana de infraestrutura temos algumas obras do PAC já em andamento e com relação ao arcabouço institucional mais uma vez saímos na frente, além disso ”, relatou.
Sobre as obras na Fonte Nova, considerada uma das mais importantes no processo preparativo da Copa, Silva informou que estão em fase inicial, ou seja, na etapa preparativa para a demolição do atual estádio, onde será erguido um novo e mais moderno complexo esportivo. “Já está sendo realizada a vistoria cautelar do entorno da área e o processo de licenciamento perante aos órgãos ambientais responsáveis, o que deve ocorrer dentro de três meses”, completou.
Para outras importantes intervenções também já foi dada a largada, a exemplo da elaboração dos projetos básicos para execução dos corredores estruturantes, cujas obras terão início ainda neste ano.“Isso demonstra a determinação política do governado do estado, que tem colocado a Copa de 2014 como uma prioridade e a compreende como indutor de crescimento econômico e como uma construção de legados econômicos, sociais e esportivos não só para Salvador, mas para todo o Estado”, disse.
A reunião contou com a presença do Secretário Ney Campello e de representantes dos 23 entes (secretarias e órgãos) governamentais, além dos representantes do poder municipal, já que é um comitê unificado. “Nosso intuito é criar um ente que pense cotidianamente na Copa, que respire isso 24 horas por dia, e, é claro, identificar as responsabilidades de cada esfera, pois pretendemos pensar na Bahia como um todo e não só vender a copa como esporte, mas o Estado como um destino turístico”, salientou o secretário Ney Campello, ressaltando que a idéia é divulgar as peculiaridades dos 417 municípios baianos numa grande feira do interior, que deverá ocorrer paralelamente ao evento, no Parque de Exposições.
Para que tudo saia impecável, Ney se adiantou e anunciou que haverá uma representação baiana na África do Sul, a fim de copiar os modelos e estratégias que deram certo durante as competições naquele país.
Fonte: Ascom Derba

Nenhum comentário: