Prefeitura de Ilhéus agiliza obras para receptivo de transatlânticos
Este ano, todo o receptivo dos cruzeiristas será realizado ao lado do Porto Internacional, na área da Concha Acústica, na avenida Soares Lopes. Com o objetivo de definir estratégias para o receptivo de transatlânticos e de turistas para a temporada de verão 2009/2010, representantes das empresas responsáveis pelo receptivo deste público, de transporte de passageiros para passeio (vans e táxis) participaram de reunião na sede da Secretaria de Turismo de Ilhéus na última segunda-feira (05).
Este ano, todo o receptivo dos cruzeiristas será realizado ao lado do Porto Internacional, na área da Concha Acústica, na Avenida Soares Lopes. A medida foi tomada por sugestão da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) que enviou relatório à Prefeitura Municipal apontando infrações nas normas internacionais de segurança dos Portos.
Assim, explicou a secretária interina da pasta de turismo, Ana Matilde Hora, após a suspensão da parada de dois ou mais navios de passageiros no mesmo dia, e da organização do receptivo na área do Porto Internacional, “o governo municipal, através das secretarias de Turismo, Setrans e de Infra-estrutura e Planejamento, em parceria com as empresas que integram a logística de recepção dos cruzeiristas vêm buscando maneiras de não prejudicar a chegada deles a Ilhéus”. E dentro deste pensamento, um dos pontos acertados durante a reunião é que as empresas de receptivo de turistas que atendem aos navios ficaram responsáveis em realizar o transporte desses passageiros até a Concha Acústica, onde uma nova infra-estrutura de transporte estará de prontidão. Para Ana Matilde, a medida visa manter o conforto dos turistas e colaborar na logística de recepção dos passageiros. Neste espaço, o Governo Municipal já vem dando andamento à uma série de serviços de infraestrutura a fim de adequar a área para o receptivo de turistas, que conta com estandes para distribuição de materiais informativos e maiores informações sobre a cidade e sobre seus principais pontos turísticos. O receptivo, montado pela Secretaria do Turismo, também é formada pelas baianas, integrantes de grupos afro e de capoeira, “gabrielas” e por grupos de samba de roda.
No novo espaço destinado à recepção dos turistas os visitantes também contarão com o suporte das empresas de vans, taxis e locadoras de carro, devidamente cadastrados. Ainda segundo Ana Matilde, esse primeiro contato é decisivo para que o turista se interesse em conhecer a cidade melhor, possibilitando maior circulação de renda no município. “E por isso, já está com andamento do projeto para a construção de um terminal de passageiros, que possa comportar toda a estrutura do receptivo, incluindo a logística de taxi, vans de passageiros, ônibus e demais veículos utilizados no transporte dos cruzeiristas”.
Este ano, Ilhéus deve receber um numero recorde de paradas de transatlânticos, tendo em vista que já estão agendadas 48 visitas que já estão agendadas para a temporada 2009/2010.
Fonte: Jornal Agora - Itabuna/Ba
Nenhum comentário:
Postar um comentário