sábado, 24 de outubro de 2009

Fórmula Indy - Turismo - Preparação de Atletas e Ginásio de Esportes

Acima : Igreja de São Francisco
Forte São Marcelo

Fórmula Indy
Foi amplamente noticiado o empenho do governador Wagner, do Prefeito João Henrique com o intuito de que nossa capital fosse a sede da prova brasileira da Fórmula Indy.
O local seria o CAB com obras que aumentaria a distância e a largura do circuito, além de várias outras intervenções para aumentar a capacidade de público, os box´s e a segurança dentre outras tantas.
É de bom alvitre deixar claro que os custos do empreendimento seriam muito elevados mesmo que houvesse uma parceria público privada e que Salvador disputava com Ribeirão Preto(SP) e com Rio de Janeiro(RJ).
Foi também publicado na Imprensa a desistência das duas cidades e por algum tempo silêncio total sobre o assunto e agora há noticias de que será no Rio de Janeiro no autódromo de Jacarepaguá, pois esse espaço vai desaparecer com as futuras obras do conjunto esportivo para Olimpíadas de 2016.
É bom lembrar que o GP de StockCar no CAB foi um grande sucesso de organização, de público e de grande importância para a divulgação de Salvador, com a presença da Imprensa inclusive internacional e que deu retorno considerando a boa ocupação da rede hoteleira que propiciou emprego e renda.
A Bahia precisa de um autódromo e deverá ser em Camaçari, com a palavra Caetano.

TURISMO

É evidente que a Indy iria concorrer para incrementar o turismo, mas a impossibilidade de momento não será danoso para o município e para o estado,pois obras como a revitalização da Feira de São Joaquim, a recuperação do Centro histórico, a construção da Via expressa,a ampliação dos portos de Aratu e Salvador, a ampliação do Aeroporto, a construção de novas avenidas e passarelas, da nova Fonte Nova, de hospitais e de tantas outras ações anunciadas como importantes no novo sistema viário da cidade e mudando totalmente sua mobilidade serão determinantes para o crescimento do fluxo turístico de Salvador e da Bahia

Os maiores vetores para o desenvolvimento turístico são:a) A beleza da cidade, o carinho e a hospitalidade do povo baiano; b) As ações levadas a termo pelo governo com planejamento consumado; c) A recuperação da Economia do estado e do país.

Preparação de Atletas para 2016

Com a estrutura existente é muito difícil e não acredito que surgirão atletas aqui na Bahia para fazerem parte das equipes que disputarão as Olimpíadas defendendo as cores do Brasil.
Precisamos de grandes aplicações de recursos na construção de quadras oficiais( não se pode treinar em equipamentos subdimensionados para disputar ou jogar em estruturas internacionais),daí entender que a Bahia com 417 municípios deveria dotar os maiores com equipamentos modernos para se transformar em bases de treinamento, dos quais relaciono as seguintes cidades:
Salvador - Feira de Santana - Vitoria da Conquista - Juazeiro - Ilhéus - Itabuna - Lauro de Freitas - Alagoinhas - Simões Filho - Jequié - Barreiras - Porto Seguro - Paulo Afonso - Itaparica - - Candeias e Teixeira de Freitas - ( me desculpem se não lembrei de alguma de grande cidade em população e importância politica).
O governo estadual, juntamente com o ministério do esporte, as prefeituras e a iniciativa privada tem a obrigação de apresentar ao povo as oportunidades da Bahia ter a condição de ter atletas ajudando ao Brasil nas Olimpíadas.
Sei e louvo a ação do governo com o faz atleta.Com a palavra também o Comitê Olímpico brasileiro.

Ginásio de Esportes

A Bahia precisa de um equipamento de grande porte, com quadra oficial, com arquibancadas com boa capacidade de público, onde possa ser praticado jogos de cunho nacional e internacional e onde se praticaria modalidades como volei(2º esporte mais popular do pais),basquete, futsal, handebol, tenis de mesa, esportes de rinque, esportes de tatame, as várias modalidades de ginásticas, enfim todos os esportes de quadra.
Esse Mega Ginásio deverá também fazer parte do Complexo de Pituaçu e certamente será um marco redentor do esporte na Bahia.


Estádio de Atletismo
Para finalizar precisamos também e poderia ser construido em Itaparica e/ou em Simões Filho, na RMS, bem próximo de Salvador.
pensar grande tem um imenso defeito: batalha com ações pró-ativas em busca do crescimento de nossa terra.

3 comentários:

Anônimo disse...

Entre um autódromo e Ginásio de Esportes de 1º mundo, não há o que pensar muito. Um autódromo se limita a corridas de carros e/ou motos e um Ginásio de Esportes pode ser palco de mais de duas dezenas de esportes, o que representa mais lazer, mais empregos, mais badalação da midia.
Entretanto a Bahia já comporta ter os dois e outros equipamentos que aqui nem ouvimos falar.
Como o governador é empreendedor e tem prestigio politico, além do estado ser muito bem visto no exterior espero que as coisas sejam realizadas nos fois mandatos de Wagner, o atual e o próximo pois tenho a certeza que vai continuar sendo nosso governador.
E para principio de conversa ainda no primeiro turno.

Anônimo disse...

Conforme o Jornal A Tarde, Orçamento de R$19 milhões deixa de ser executado na área dos esportes, em recursos previstos para construção de equipamentos esportivos e esperam emendas da bancada federal.
Seria possivel uma emenda destinando esses recursos para a construçõa do Ginásio de Esportes em Pituaçu, substituindo o Antonio Balbino?
Caso contrário seria interessante pronunciamento das autoridades e ou quem de direito, pois o povo quer saber.

Anônimo disse...

Sr bloqueiro não se iluda,os reflexos das aplicações para as Olimpiadas de 2016 ficarão somente para o Rio de Janeiro e o resto é conversa fiada para enganar aos empolgados que falam em impulsos de desenvolvimento para os esportes brasileiros.
è esperar para ver, pois só o sudeste e sul e talvez Brasilia, serão beneficiados com obras que beneficiarão aos atletas.
Vou mais além e José Medrado, conceituado espirita diz: "Não desacredito que surgirão atletas se revelando nessas estradas empoeiradas do desapoio e do cada um por si e Deus por todos, como sempre aconteceu"; só que isso, digo eu, serão fatos ocasionais que merece respeito,mas é intolerável aceitar o descaminho dos recursos públicos que certamente vai ser cabide de emprego por conta de muitissimas comissões que serão organizadas para a peneiras de atletas.
Tenho pena de nós outros brasileiros dos outros brasis.