A grandeza dos sonhos são compatíveis muitas vezes com as possibilidades de realizações, haja vista que a necessidade leva ao pensamento e dai se formata o projeto funcional e com planejamento cientifico se acha a fórmula de conduzir a ideia buscando sua concretização.
Por interesses do Rio de Janeiro e de São Paulo surgiu noticias a respeito da construção de uma ferrovia de 511 km de extensão, com custo estimado conforme técnicos do governo em R$35 Bilhões e de acordo com empresas interessadas em mais de R$50 bilhões.
De onde viria tão fabuloso financiamento?
Também o noticiário deu conta que seria feita uma parceria público privada e agora o BNDES informa não ter recursos para o Trem-bala, daí surgir informações de que há proposta em estudo que o Tesouro assuma o financiamento de R$20 Bilhões e de que o BNDES seja o intermediário no repasse dos recursos.
Há também a possibilidade de bancos privados participarem da mega operação financeira se o financiamento for fraccionado.
Resta muitas outras conotações a serem analisadas, dentre elas lembramos, quais as empresas de seguro estariam envolvidas, qual de fato a estimativa de receita proveniente do uso por passageiros dessa linha férrea?
Saio do eixo Rio - São Paulo e dou um pulo na maior baia navegável do mundo a de "Todos os Santos", aquela que tem entre suas inúmeras ilhas, a maior marítima do Brasil, a ilha de Itaparica e vejo a Ponte Salvador a Itaparica, servindo a todos os brasileiros, encurtando caminhos, levando riquezas, fazendo o crescimento dos municípios da própria ilha e de todos os caminhos rodoviários por aí afora.
Pensargrande baseado nas informações de quanto custaria a construção dessa obra, chega a conclusão de que seu custo estimado inclusive entorno, contornos nas duas extremidades da Ponte é bastante inferior a 5% do preço estimado pelas empresas interessadas na contrução da ferrovia Rio-São Paulo e que representa 5,7% do valor previsto pelo governo; pode afirmar sem sombra de dúvidas que se a Bahia se unir, lutar de forma organizada, essa ponte vai ser construída, até porque capital não tem pátria e o investidor seja de onde for terá em mente que a rentabilidade dessa ponte é bem maior de que a do Trem-Bala.
Não sou contra o Trem-Bala, pois sempre estou buscando meios na pequenez de meus conhecimentos para que o Brasil cresça, desenvolva e se torne no maior e melhor país do mundo.
Os homens de visão e de bom sendo certamente estão a favor da Ponte Salvador a Itaparica.
Um comentário:
Sim, a ponte deve ser construída. Vai favorecer muito, vai reduzir distâncias (viagem para o Rio, Itabuna, etc)e até a própria ilha será beneficiada, como também cidades mais próximas.
Ironaldo (12/12/2009)
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