domingo, 18 de outubro de 2009

Infraestrutura suas deficiência e os seis polos prioritários

Um dos principais gargalos travadores do crescimento da Bahia é falta de transporte, armazenamento de cargas, que impede de atrair empresas para investimentos em nosso território, pois o escoamento da atual produção já chega a ser feita até por outros estados.
Nos governos anteriores havia muita falação, muita conversa e poucos projetos em ação e ainda assim os poucos estudos não saiam do papel.
O plano de Logistica e desenvolvimento da Bahia, que está sendo elaborado pelo atual governo definiu seis polos para o armazenamento e transporte de cargas, os quais são mencionados abaixo em ordem alfabética:
01 - Sistema Carinhanha >
servirá a Correntina, Santa Maria da Vitória e Cocos e prevê a implantação de uma hidrovia e também a construção de um portoseco;
02 - Sistema de Feira de Santana>
Em fase de estudos preliminares por ser um grande entrocamento rodoviário ( o maior da Bahia);
03 - Sistema Oeste>
Situado na cidade de Barreiras, que terá implantado um portoseco e centro de distribuição e para isso há a necessidade de recuperar e ampliar o aeroporto da cidade;
04 - Sistema Porto Sul>
(Itabuna e Ilhéus) com Ferrovia orçada em 4,5 Bilhões ainda não licitada e o Porto Sul ainda não tem projeto executivo.
A grande expectativa fica para aregião de Ilhéus que deve se tornar em um grande Complexo Intermodal, com a construção da Ferrovia, do Porto Sul, da Implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e do Aeroporto Internacional alfandegado para o desenvolvimento da região.
O projeto prevê o Centro de Distribuição em Itabuna;
05 - Sistema da RMS >
Contemplando os municipios de Salvador e Simões Filho e com o anúncio da duplicação da Via Cia-Aeroporto, já concedida a iniciativa privada,que deverá acelerar a implantação do Cialog,um polo logistico na região do porto de Aratu,que sofrerá grandes alterações como aumento de seu calado e ampliação;
06- Sitema São Francisco >
Juazeiro-Ba e Petrolina-Pe, com projeto em fase de licitação( obras para maior navegabilidade do Rio São Francisco, em andamento).
Desses polos Juazeiro já deu o primeiro passo para a implantação de uma plataforma logistica intermodal( áreas para armazenamento, embarque e desembarque de cargas)servida de estruturas como portos, aeroportos, rodovias e ferrovias.
Os estudos em Juazeiro em parceria com o governo da Espanha, já tem um terreno de 800 mil metros quadrados próximos ao porto em disponibilidade e se prepara para implantar uma plataforma logistica e o estudo de viabilidade começa no primeiro bimestre de 2010."Essa licitação para o estudo está sendo feita pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PUND), através de uma parceria com o Ministério do Planejamento.
A concorrência para fazer o estudo tem a participação de cinco empresas, sendo duas espanholas, uma alemã e duas brasileiras e deverá ser concluido em outubro de 2010.
É importante dizer que o porto está desativado, o rio São Francisco não pode receber grandes embarcações sem que seja realizado serviços de dragagem e é insignificante a movimentação de cargas pela sucateada ferrovia FCA que liga Salvador a Juazeiro,que terá que receber melhoramentos, benfeitorias enfim uma requalificação.
É bom alertar que o plano de logistica que está sendo elaborado visando transformar a Bahia numa rota de integração do país e que sua total implantação ocorrerá nos próximos 25 anos

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