Pinheiro fala sobre infraestrutura em entrevista a Raimundo Varela
O secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, foi o entrevistado da manhã desta terça-feira (27) do Programa Balanço Geral, na Rádio Tudo FM.
O secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, foi o entrevistado da manhã desta terça-feira (27) do Programa Balanço Geral, na Rádio Tudo FM.
Ele falou, ao radialista Raimundo Varela, sobre a construção do Porto Sul, da Ferrovia de Integração da Bahia Oeste-Leste e do aeroporto internacional de Ilhéus, além da ponte Salvador – Itaparica.
O titular do Planejamento explicou que o projeto do Porto Sul está dentro de uma concepção moderna tanto do ponto de vista de logística e engenharia quanto de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Segundo Pinheiro, o plano logístico do Estado pretende associar a Bahia com a economia global e nacional, a partir de um complexo produtivo integrado. “Faremos, naquela região, o que estamos chamando de trimodal, unindo a Ferrovia, o Porto Sul, que é o novo porto de Ilhéus, e o novo aeroporto internacional. A idéia é formar um novo vetor de desenvolvimento”, destacou.
O secretário explicou que a Ferrovia vai ligar Figueirópolis, no estado do Tocantins, a Ilhéus (BA), num percurso de 1,5 mil quilômetros, atravessando 32 municípios baianos e cortando todo o Estado no sentido oeste-leste. “A idéia é ocupar o interior da Bahia, levar indústrias, produzir, ficar com o PIB, gerar trabalho e renda e desenvolver a região, tirando o congestionamento da Região Metropolitana de Salvador e acabando com a política de abandono que o Estado sofreu ao longo dos anos”, disse, lembrando que o governador Jaques Wagner vai entregar a ponte Itacaré - Camamu, que vai proporcionar uma economia de 2h de viagem entre Salvador e Ilhéus.
Outro destaque da entrevista foi a assinatura, nesta manhã, do acordo, com o Governo Federal, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste, para a renegociação das dívidas de cerca de 5 mil produtores rurais, que estarão, ainda, habilitados a novos créditos. “Este ato, que faz parte do PAC do Cacau, vai envolver mais de R$ 400 milhões no primeiro lote. Ainda queremos estender este acordo para 8 mil contratos” afirmou Walter Pinheiro.
Para concluir a conversa, Raimundo Varela questionou o secretário acerca da construção da ponte Salvador – Itaparica. O titular do Planejamento informou que nos próximos dias estará liberada a manifestação de interesse, instrumento usado para que as empresas interessadas em realizar a obra se apresentem. “Já passamos a minuta para o governador, que deve assinar o ato antes ou durante a próxima visita da ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, no próximo dia 7”, contou.
De acordo com o secretário, a ponte será transformada num elo de ligação e vetor de desenvolvimento: “é a chamada saída oeste. A idéia e encurtar o caminho para o Baixo Sul e para o Sul, e transformar a ponte na cabeceira da BR 242, numa ligação de Santo Antônio de Jesus a Castro Alves e de Castro Alves até o Paraguaçu. “Vamos atravessar uma rodovia que vai ligar a BR 242 à BR 116 e à BR 101 com Salvador, encurtando a distância e abrindo um outro ambiente para transitar”, ressaltou.
Texto:SEPLAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário