sexta-feira, 9 de outubro de 2009




Governo disponibiliza respostas da consulta pública ao edital da Nova Fonte Nova

A partir desta sexta-feira (9), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) disponibiliza, no seu site (http://www.setre.ba.gov.br/), as respostas às sugestões encaminhadas pela sociedade à consulta pública ao edital de reconstrução e operação da nova Fonte Nova, que esteve aberta entre 10 de agosto e 9 de setembro deste ano.
“Foram encaminhadas 62 sugestões. Dessas, 50% referem-se à capacidade do estádio. As demais já estavam contempladas no projeto, a exemplo das piscinas hoje existentes e que serão transferidas para o Estádio de Pituaçu, a incorporação de bares, restaurante e espaço cultural, além de preocupações com a questão ambiental”, informa o secretário Nilton Vasconcelos.
Em resposta ao questionamento quanto à capacidade do novo estádio - ponto predominante da preocupação dos baianos com o projeto - o governo explica que a nova Fonte Nova terá capacidade para 50 mil lugares, atendendo a uma série de fatores relacionados com o desenho arquitetônico, limitações de espaço e custo final de construção.
“A Nova Fonte Nova atenderá os requisitos da Fifa, quanto às dimensões das cadeiras e o afastamento entre elas. Terá uma menor capacidade, mas com muito mais conforto e maior proximidade do público com o campo. A Fifa considera 40 mil lugares como capacidade mínima para abrigar jogos da primeira fase da Copa 2014. No entanto, o Governo do Estado optou por uma capacidade de 50 mil lugares, com o intuito de pleitear a segunda fase da competição”, destaca o documento com as respostas, na íntegra.
Revitalização
Quanto a questão da escolha de construção da arena no mesmo local, o governo explica que a definição se deu pela importância deste equipamento esportivo no processo de revitalização do Centro Antigo da cidade, evitando a degradação da área. “O funcionamento de um equipamento de porte internacional como o que está sendo projetado, inclusive com características multiuso, além das vantagens urbanísticas, certamente atrairá a incorporação de novos serviços para o Centro Histórico, dinamizando a sua economia. Ademais, esta localização é privilegiada, pois oferece rápido e fácil escoamento, e conta, inclusive, com a proximidade de duas estações do futuro metrô, cuja primeira etapa atenderá prioritariamente esta área”, explica o governo, informando ainda que o edital de licitação e operação da nova arena encontra-se em processo de finalização, devendo ser publicado já na próxima semana.
Todas as 62 sugestões foram detalhadamente examinadas por uma comissão técnica constituída pelo governo, formada por advogados, economistas, arquitetos e engenheiros.
Texto:AGECOM - FOTO GOOGLE

Nenhum comentário: