quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Edital para ampliação do TCA será lançado na terça
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), lança na próxima terça-feira (3) o Edital do Concurso Público Nacional que escolherá o Projeto Arquitetônico para Requalificação e Ampliação do Complexo Teatro Castro Alves, equipamento da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
O lançamento, quando o concurso será apresentado a arquitetos, escritórios de arquitetura e imprensa, ocorrerá durante café da manhã, às 8h30, no Foyer do TCA.

O Projeto vencedor do concurso, que conta com parceria técnica do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA), balizará as intervenções que se fazem necessárias no Complexo do TCA, incluindo-se todos os seus espaços: Sala Principal, Concha Acústica, Sala do Coro, Foyer, Centro Técnico, Jardim Suspenso e Vão Livre.

De acordo com o diretor do TCA, Moacyr Gramacho, desde 2007, o TCA vem incorporando novas atividades, expandindo suas vocações. “Além das produções de terceiros, o complexo assumiu o papel de um verdadeiro Centro de Produção Cultural, o que demanda novas instalações e a modernização dos espaços atuais”, afirmou, ressaltando que o Complexo TCA passará também a contar com o Centro de Referência em Engenharia de Espetáculo.

Além dos corpos estáveis, Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), que encerrará 2009 com 50 apresentações, e Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), que somará 30 apresentações nesse ano, o TCA vem intensificando suas produções com a orquestra juvenil Neojibá, que agrega 150 crianças e jovens, e o Núcleo de Teatro (TCA.Núcleo), que está com Edital de seleção para montagem de espetáculos com inscrições abertas até o dia 6 de novembro e contou com 6.500 espectadores para os espetáculos “Policarpo Quaresma” e “Jeremias, Profeta da Chuva” em 2008 e 2009.

Entre os projetos do TCA, destacam-se ainda o Domingo no TCA, que já atraiu mais de 34 mil pessoas desde 2007, e a Série TCA, que se prepara para o seu 15º ano em 2010, trazendo espetáculos internacionais para a Bahia, bem como as atividades do Centro Técnico, que apóia cerca de 180 produções por ano.
Texto: AGECOM

Nenhum comentário: