quinta-feira, 2 de julho de 2015

Violência (3)




O Brasil ocupa o 3º lugar em pesquisa feita pela OMS que envolveu 85 países em ranking de homicídios de jovens de 15 a 19 anos e os piores estados brasileiros foram Alagoas, Maranhão, Ceará e Espirito Santo (maior parte das vítimas é do sexo masculino, de baixa escolaridade e negro);

Cerca de 10,3 adolescentes morrem por dia;

 
E a violência está em cada pedaço de cada município, no transito, no trabalho, na  escola e a origem é a falta de educação, de escolaridade para obtenção de emprego, o desemprego que aumenta no país; os investimentos que desaparecem, principalmente os federais que foram reduzidos de janeiro a maio de 2015 em torno de 37%%; os juros que sobem, o comercio e a indústria tem redução de suas vendas, daí o governo arrecadam menos, os preços dos serviços sobem e alimentação fica dificultosa e às vezes proibitiva.
 
As propinas continuam sendo anunciadas: a prostituição está nas páginas de classificados.
As respostas do poder constituído (Executivo, Legislativo e Judiciário) são lentas ou quase nenhuma, levando a descrença da população... as necessidades da população em escala sempre crescentes e as reformas exigidas  na estaca zero.

 
Que fazer para conter a violência? A redução da maioridade para efeito criminal resolve o problema?
Todos, absolutamente todos sabem que não.

 
As leis, todas elas, todos os códigos tem que ser atualizados, trazidos ao século atual, às reformas dos sistemas carcerários, dos curriculum da educação tem que ser já... alias já passou do tempo e da época.

E a família o núcleo principal na formação do cidadão existe de fato? A família e a escola existindo de verdade é o elemento fundamental para conter a violência e por isso como acreditar no fim da violência?

 A violência vem de muito tempo, se agravando todos os dias, transformando as grandes cidades  na falta de segurança, de liberdade...uma questão de medo. Até quando?

Nenhum comentário: