segunda-feira, 27 de julho de 2015

Governo


27/07/2015 10:40


Iniciadas obras de requalificação de ruas do Centro Antigo de Salvador


Fortalecer o turismo e melhorar a qualidade de vida no Centro Antigo de Salvador (CAS), por meio de um conjunto de obras de intervenções. Com este objetivo, o governador Rui Costa assinou na manhã desta segunda-feira (27), na Largo da Saúde, em Salvador, a ordem de serviço para pavimentação e requalificação de vias nos bairros da Saúde, Barris, Santo Antônio Além do Carmo e Tororó.

Durante a cerimônia, Rui Costa informou solicitará à empreiteira responsável pela obra que priorize a utilização de mão de obra de pessoas que vivem no CAS. "Uma obra como esta gera emprego nessa cidade. Tenho a obsessão por gerar emprego em Salvador. Em qualquer lugar do mundo, o que sustenta um centro histórico como este é a movimentação econômica. Temos que fundir as atividades comerciais existentes aqui, como a padaria, lanchonete e a barbearia, com as atividades turísticas".

A obra, dividida em cinco lotes, começa imediatamente pelo Lote 3, que prevê a requalificação e pavimentação de 84 vias nos bairros de Nazaré, Saúde, Santo Antônio e Tororó. Com prazo de execução de 18 meses, esta etapa terá investimento de R$ 26 milhões, resultado de parceria com o governo federal, por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Intervenções

Estima-se que 77 mil pessoas residem nos 11 bairros do CAS. Ao todo, serão contempladas 200 vias, perfazendo um total de R$ 123 milhões. A expectativa é que, somente no Lote 3, que já está com as obras iniciadas, sejam empregados 150 trabalhadores da construção civil no pico da obra. As melhorias serão executadas sem alterar as características do patrimônio histórico.

O projeto prevê que as vias e os passeios desnivelados e danificados sejam substituídos por novas calçadas em concreto lavado e detalhes em granito, com todos os itens de acessibilidade como rampas de acesso, piso podotátil direcional e de alerta, além de ciclofaixas.

Na ocasião, Rui Costa afirmou que vai se reunir com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e lideranças da Saúde para definir o uso e reforma da quadra de esportes, além da reforma e iluminação cênica na área externa da igreja. Após o evento, o governador caminhou até a Baixa dos Sapateiros para conferir as obras realizadas pelo governo na localidade e no Quartel do Corpo de Bombeiros.
Fonte:AGECOM>BA

Nenhum comentário: