quarta-feira, 8 de julho de 2015

Noticias sobre obra em Salvador e posições politicas

BRT DE SALVADOR PODE SER O PRIMEIRO EMBATE POLÍTICO DA ELEIÇÃO PARA PREFEITURA


08/07 - 09:03hs -


A liberação de recursos pelo governo federal para que a Prefeitura de Salvador construa o BRT – Bus Rapid Transit , ligando a Estação da Lapa à LIP – Ligação Iguatemi-Paralela, pode ser o primeiro embate político da eleição municipal de 2016.  O recursos federais para o BRT atingem o valor de R$ 541,8 milhões.

Esta semana, durante a cerimônia na qual o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, anunciou obras de saneamento para 10 municípios, o Prefeito ACM Neto cobrou ostensivamente do Ministro a liberação de recursos para a construção do BRT.

Kassab disse que os recursos vão sair, mas não estabeleceu prazo. O problema, que à princípio parece administrativo, pode ter um fundo político, até porque os motivos para o atraso não batem. Segundo a Prefeitura de Salvador, toda a documentação foi entregue ao Ministério, mas este argumenta que os recursos não foram liberados por conta do atraso na entrega do Plano de Mobilidade, enquanto a prefeitura diz que o contrato assinado com o governo federal não tinha exigência de Plano de Mobilidade. O Plano de Mobilidade de Salvador só ficará pronto em 2016.

Ora, o que os analistas afirmam é que outras cidades no Brasil já receberam recursos sem ter esse documento, além disso, basta a autorização do governo para que a Caixa Econômica libere os recursos e a obra seja inciiada e que a demora seria uma estratégia para impedir que o prefeito ACM Neto tivesse uma obra estruturante a apresentar nas eleições de 2016. 
Como se sabe, as principais obras estruturantes da cidade estão sendo feitas pelo governo do Estado, a exemplo do metrô e da Av. 29 de março e esse seria o moto eleitoral de oposição ao Prefeito. A estratégia seria mostrar que é governo do Estado é quem estaria mudando a cara da cidade.

Há quem diga, no entanto, que a estratégia não passa pelo PT e que seria uma ação do PSD, que deve apresentar candidato nas eleições para Prefeito de Salvador e espera ter o apoio do governo do Estado. Como se sabe, a estratégia do governador Rui Costa é ter pelo menos três candidatos para apoiar no segundo turno aquele que for mais competitivo.
Em entrevista na manhã desta terça-feira na rádio Metropóle, com a presenca de ACM Neto, o Ministro Kassab voltou a prometer que liberaria os recursos em breve, mas não deu prazo, o que ajudou a alimentar as especulações.
Fonte:Bahiaeconômica

Wagner rebate ACM e diz que governo investirá mesmo com ‘falsidade de abraço do prefeito’

Wagner rebate ACM e diz que governo investirá mesmo com ‘falsidade de abraço do prefeito’
Foto: Max Haack/ Ag Haack/ Bahia Notícias
O ex-governador e ministro da Defesa, Jaques Wagner, deu uma declaração polêmica contra o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Segundo a coluna Tempo Presente, durante a inauguração do Mercado de Periperi, Neto disse que a prefeitura faz obras porque “não tem petrolão nem mensalão”. Ao saber da declaração do democrata, o ministro reagiu. “Tem prefeito que é só sorriso quando recebe investimento de um bilhão em mobilidade, e depois ataca pelas costas quando inaugura obra local. Nosso governo seguirá investindo (...) sem se importar com o partido, nem com a falsidade do abraço do prefeito”, alfinetou, de acordo com a coluna.
Fonte:Bahianoticias

Nenhum comentário: