sexta-feira, 17 de julho de 2015

Promessas não cumpridas e falta de ações dos politicos da Bahia para a consumação da construção de Centros Esportivos.



.
Promessas não cumpridas. E oposição que não cobra. A bem da verdade os políticos que pensam que fazendo oposição a governantes se colocariam em evidência e ganhariam votos para tomarem o poder e em razão desses conceitos nada fazem para ajudar a população dando a oportunidade de educação e lazer com acesso aos esportes como praticante ou como expectadores. Vou mais uma vez fazer a cobrança sobre promessas feitas e não cumpridas pelo governo federal e para isso um pouco de informações sobre Salvador a cidade do já teve Ginásio de Esportes e Parque Aquático em condições na época de propiciar eventos nacionais e até internacionais.

 

Antonio Balbino eleito governador da Bahia em 1954 e com mandato de 1955 a 1959,construiu e inaugurou o Ginásio Antonio Balbino com capacidade de público estimado na época em 7.000 espectadores e que  representava 1,4% da população de Salvador que girava em torno de 500 mil habitantes.

 

Antes da tragédia da Fonte Nova já havia estudos e projetos para a reformulação do Ginásio Antonio Balbino, com a elevação do piso de sua quadra, tornando-a oficial e que essa obra reduziria a capacidade do mesmo para 4 a 4.500 torcedores cumprindo inclusive as exigências do estatuto do torcedor.

O Ginásio de Esportes Antonio Balbino foi demolido em 2010 e não faltaram promessas para a construção de um Mega Ginásio para uma capital com uma população em torno de 3 milhões de habitantes que seria construído nas imediações do Estádio de Pituaçu e um outro de menor expressão no bairro cidade de Cajazeiras também em Salvador.

E o que se fez? O governo do estado da Bahia cumpriu sua parte fazendo o Ginásio de Esportes de Cajazeiras.

Em 25/11/2014 o Ginásio de Esportes de Cajazeiras, com investimentos de R$13 milhões, com dimensões oficiais, capaz de permitir competições de vôlei, basquete, futebol de salão e handebol, com capacidade para 2.600 expectadores foi entregue para uso das federações esportivas e para a Sudesb. Pela capacidade pequena do Ginásio nenhum patrocinador de expressão se interessa ou vai realizar eventos, pois o que não falta nesse pais são estruturas de grandes capacidades para atender aos investidores.

E o Mega- ginásio  que vai permitir a realizações de eventos internacionais em que pé se encontra? Na conversa fiada e na falta de ações dos senhores do poder. Quais os políticos da Bahia lutaram ou lutam para a concretização desses espaços esportivos (Ginásio de Esportes e Parque Aquático com  piscina Olímpica)?

 

Fiz vários comentários neste blog cobrando atitude dos políticos da Bahia e como lembrança faço a repetição de postagem realizada em:

  

terça-feira, 14 de abril de 2015

Salvador a terceira capital brasileira em população não tem nenhuma estrutura para esportes...e o resto é conversa fiada.

Salvador já teve anexo ao estádio da Fonte Nova( Octávio Mangabeira), um Parque Aquático de bom porte e um Ginásio de Esportes, o Antônio Balbino, demolidos para que junto ao implodido estádio da Fonte Nova desse origem a construção da Arena multiuso da Fonte Nova.

 

Ministros do Esporte, dos governos Lula e Dilma os Srs Orlando Silva de Jesus Junior(PC do B),baiano que em 27.10.2011 foi substituído por Aldo Rebelo(PC do B),alagoano que em suas épocas e por várias vezes prometeram a construção de um Mega Ginásio de Esporte e um Parque Aquático para competições de porte até internacional.

 

E Estamos em abril de 2015 e até agora Salvador terceira capital brasileira em população continua sem disponibilizar equipamentos para competições de vulto.

No domingo 12.04.2015 na edição do jornal A Tarde o baiano de Alagoinhas o Ministro do Esporte George Hilton, deputado federal eleito por Minas Gerais para um terceiro mandato consecutivo. assumiu a pasta em 02.01. deste ano em entrevista de página inteira e perguntado sobre Piscina Olimpica para Salvador. respondeu divagando  e tecendo comentários sobre o Centro Pan -Americano de Judô na região Metropolitana de Salvador no município de Lauro de Freitas em obra que foram investidos mais de R$40 milhões entre uma parceria federal e estadual ( a Bahia com recursos através da Lei de Incentivo ao Esporte).

 

Salvador edificou em Cajazeiras um Ginásio de Esporte de pequena capacidade de público(em torno de 2.000 lugares), bem inferior ao demolido Antônio Balbino que tinha capacidade estimada entre 5 a 6.000 espectadores.

 

E as promessas do Mega Ginásio de Esporte em Pituaçu, com  verba já garantida pelo governo federal?

 

Como acreditar que sem uma grande pressão por parte dos representantes da Bahia (Deputados Federais e Senadores) do  Executivo as promessas possam ser concretizadas.

Uma fato notório é de que existem vários grandes e suntuosos Ginásios Esportivos por esse pais afora e a Bahia postergada em seus direitos continua aguardando bom tempo.

Chega de conversa fiada, a Bahia precisa ser respeitada e seu povo ser beneficiado e como lembrete a Bahia tem dois astros mundiais da natação em mar aberto (Allan e Marcela)que aprenderam a nadar em piscinas e a Bahia não tem nenhuma piscina Olímpica.

 

Nenhum comentário: