Opinião
Trem Salvador/Feira
O autor é jornalista
por
Adilson Fonseca
Publicação
:Tribuna da Bahia
Em uma entrevista em
Feira de Santana no início da semana, quando anunciava a implantação do BRT
(transporte rápido por ônibus em corredores exclusivos), o governador Rui Costa
anunciou que fará um projeto para implantar o transporte ferroviário de
passageiros entre aquela cidade e Salvador.
A ideia é boa,
levando em conta que se trata da segunda maior cidade do Estado, do principal
entroncamento rodoviário do Nordeste em direção ao Centro Sul, e da distância
para a capital ser pouco mais de 100 quilômetros.
Os detalhes do
projeto, ainda na fase de ideia, não foram divulgados pelo governador, mas
creio que vá aproveitar, a partir de bifurcação, parte da malha ferroviária
existente, que passa por Santo Amaro e segue em direção ao Sul, e um ramal que
passa por Camaçari e segue em direção ao Norte/Nordeste.
Não discuto a
viabilidade do projeto, mas questiono por que em vez de se fazer um novo traçado,
que demande elevado investimento, não se reaproveita o atual? O transporte
ferroviário de passageiros para o interior do Estado esteve vigente até o
início dos anos 80.
Os trens, que
saiam da Estação da Calçada, seguiam em direção Norte até Alagoinhas e de lá,
em bifurcações, iam para Juazeiro/Petrolina, e Aracaju. A partir de Mapele,
outro ramal seguia em direção a Candeias, Santo Amaro e ia até Urandi, na
divisa com Minas Gerais. A mesma malha ferroviária era usada pelos trens
de carga.
Nas pranchetas da
Ferrovia Centro Atlântica (antiga Leste Brasileiro), da Secretaria de
Desenvolvimento Urbano, de prefeituras da Região Metropolitana de Salvador, de
movimentos como o Ver de Trem e, principalmente, na mente das populações das
cidades, povoados e vilas situados à beira das ferrovias baianas, estão
projetos de reabilitação dos trens de passageiros.
O trem de
passageiros, que já foi rota de integração baiana, morreu nos anos 80. Mas os
trilhos permanecem onde foram colocados. Falta apenas dar-lhe suma utilidade.
Estações abandonadas ainda mostram a era do apogeu que permitia à Bahia ser
interligada ao resto do país a partir dos trilhos. Falta apenas dar-lhe
funcionalidade.
Está tudo como foi
feito no início do século XX e abandonado há quase 40 anos. Falta apenas
recuperá-los. E assim sendo, os trens e os passageiros retornarão.
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