segunda-feira, 13 de julho de 2015


DEPUTADOS VÃO A BRASÍLIA, APÓS MINISTRO DIZER QUE FIOL NÃO É PRIORIDADE

13/07 - 04:58hs -

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Após o Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, ter dito com todas as letras aos empresários baianos em encontro na Fieb que houve cortes no orçamento da Ferrovia Oeste-Leste e que a obra não foi incluída no Programa de Investimento e Logística - PIl,  a Comissão Especial da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e do Porto Sul da Assembleia Legislativa da Bahia vai a  Brasília esta semana, com o objetivo de buscar soluções para os problemas existentes nos canteiros de obras da Fiol e registrar a urgência no início das obras do Porto Sul.

Segundo a presidente da comissão, deputada Ivana Bastos, haverá audiência com a presidente do Ibama, Marilene de Oliveira, com o presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, e  audiência conjunta com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e o presidente da VALEC, Bento José de Lima, na sede do Ministério dos Transportes.

A comissão  mobilizou, para participar dos encontros, os deputados federais, senadores, prefeitos e secretários de estado da Bahia para reforçar a luta pela continuidade as obras da Fiol e do início das obras do Porto Sul.

"São dois projetos fundamentais para a Bahia e para o Brasil e como agentes políticos, não podemos ficar de braços cruzados. Vamos a Brasília em busca de compromissos dos órgãos para a efetivação das obras que já transformam a vida do nosso povo", disse Bastos

FERROVIA OESTE-LESTE ESTÁ SEMIPARALIZADA E PORTO SUL NÃO TEM RECURSOS

13/07 - 05:18hs -

 

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O encontro do Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues com os empresários baianos na última sexta-feira, organizado pela Federação da Indústria da Bahia (Fieb),  Federação da Agricultura (Faeb) e  Federação do Comércio (Fecomércio) para debater o Programa de Investimento e Logística (PIL 2) teve com principal conclusão aquilo que o Bahia Econômica vem anunciando há tempos: houve corte nos recursos da Ferrovia Oeste-Leste, que já possui vários trechos com obras paralisadas, e o governo do Estado terá de bancar sozinho a construção do Porto Sul.

A Ferrovia Oeste-Leste estava prevista para ser concluída em 2013, posteriormente foi anunciado que o primeiro trecho, entre Caetité e Ilhéus, ficaria pronto em 2016, e agora o ministro dá como prazo para conclusão da obra meados de 2018. Este ano a Fiol ficará com as obras semiparalisadas já que  foram destinados apenas R$ 190 milhões até agosto, recursos suficientes apenas para evitar a degradação do que já foi feito.

Em relação ao Porto Sul, o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, presente à reunião na Fieb, disse que ainda este ano será lançada a licitação através do estado para o início da construção do Porto Sul, com ou sem a participação da Bahia Mineração, empresa que é sócia do governo no empreendimento, e que vem enfrentando dificuldades financeiras.

Mas o secretario não informou como isso será feito já que o Estado está com dificuldades financeiras, a Bamin já informou que não tem condições de bancar o projeto e não existe engenharia financeira montada, com a atração de novos sócios, que possa dar suporte a uma licitação. Para completar, o Ibama ainda não liberou a Licença de Instalação e sequer  deu  autorização para suprimir vegetação na área da poligonal do empreendimento.

 Fonte:Bahiaeconômica

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