quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Repito a noticia tendo em vista que uma emissora de rádio de Salvador

15/01/2014
Praça Irmã Dulce é inaugurada na Cidade Baixa



Quem passou pelo Largo de Roma na manhã desta quarta-feira se surpreendeu com a paisagem do local, graças à retirada dos tapumes de obra, com a conclusão dos serviços da CONDER na Praça Irmã Dulce. Onde antes estavam presentes apenas os sinais do abandono, como lixo, entulho e sujeira, chamou a atenção o monumento de oito metros de altura e 22 toneladas de aço do artista plástico Bel Borba, em homenagem ao Anjo Bom da Bahia.

Em poucos minutos a obra de arte se transformou no cenário ideal para as fotografias dos presentes na inauguração da nova praça, que promete virar um centro de visitação de baianos e turistas e ponto de encontro da comunidade da Cidade Baixa. Nascido na Península Itapagipana e morador da Pituba, Osvaldo Silva fez questão de prestigiar o evento. “Desde pequeno acompanho Irmã Dulce, quando, além de enfermeira, ensinava no Colégio Santa Bernadete, que era vizinho à casa de minha tia. Era comum os telefonemas para ela socorrer os moradores de rua que passavam por problemas de saúde”, relata.

Osvaldo elogia o trabalho realizado pela Superintendência de Equipamentos Urbanos. “Agora este é um lugar abençoado, não é uma praça qualquer. Espero que a comunidade respeite e conserve esta grande homenagem”. Presente na solenidade de entrega da praça, o prefeito de Salvador, ACM Neto, garantiu que o local será vigiado 24h pela guarda municipal, além de anunciar investimentos no sistema viário.

De acordo com o presidente da CONDER, Ubiratan Cardoso, o espaço passou por uma requalificação completa com investimento de R$ 4,5 milhões em parceria com o Ministério do Turismo. “Nos 15 mil metros quadrados da praça foram executados serviços de pavimentação em piso intertravado e de implantação de toda infraestrutura, além da instalação de equipamentos públicos, como parque infantil, pergolados, bancos e lixeiras, e ainda a preservação da vegetação existente”.
 

Já o governador Jaques Wagner, acompanhado pela ministra da Cultura Marta Suplicy, que pouco antes havia assinado o decreto que tornou a Lavagem do Bonfim Patrimônio Cultural Imaterial Nacional, destacou os benefícios para o turismo. "A Bahia é o terceiro destino turístico do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Isso atrai renda, emprego e divulga o nosso estado. Agora, queremos aumentar também o turismo religioso. Com a reforma da praça que homenageia Irmã Dulce, com nome, e agora também com monumento, este local vai ficando ainda mais santificado", afirmou o governador.

Participaram do ato de inauguração da Praça Irmã Dulce os secretários de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, da Casa Civil, Rui Costa, da Saúde, Jorge Solla, a superintendente das Obras Assistenciais de Irmã Dulce, Maria Rita Lopes Pontes, além de deputados federais, estaduais, vereadores e outras autoridades.

Veja mais fotos

Nenhum comentário: