quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Educação,Energia,Logistica de transportes,Saúde e Segurança são vetores de

extrema importância para fazer desenvolver.


É sabido que a desigualdade de atenção manifestada pelo governo federal (situação de dezenas de anos)no tratamento dispensado a estados do Sudeste,Sul e Centro Oeste em relação a destinação de recursos para os estados do nordeste e norte não se pode negar de que o norte e nordeste até parece ser do BRASIL condenado a continuar desigual vendo uns tendo tudo e nós travados na busca pelo desenvolvimento. 

Como exemplo a BAHIA é recordista com 42,7% da população cadastrada no Bolsa Família, com 1.8 milhão de famílias que recebem o beneficio,o que entrava a economia do estado. Quantos  municípios  tem nos beneficios da previdência o mais certo e seguro recurso formador da economia que movimenta  o comércio?

E essa situação é um problema de agora? É evidente que não. Tudo isso foi fruto da desigualdade fomentada, incentivada,estimulada, pelo poder central e pelos empresários em defesa de suas regiões e da fraca participação dos políticos dos estados do norte e do nordeste, razão do ainda hoje baixo potencial de consumo. 

O Caos na educação é sentido pela falta de mão de obra qualificada,por falta de Escolas Técnicas e profissionalizantes.

Vou bastar por aqui o assunto macro do título deste comentário e focar no quesito Energia levando em conta o Brasil de forma principal e a Bahia da forma que vem sendo bem cuidada no que concerne a geração das Usinas Eólicas.

Energia

O Brasil é apontado como 0 7º maior consumidor de energia do planeta e se afirma que 99% da população tem acesso a esse serviço.

O sistema elétrico brasileiro tem a geração de energia através de Hidrelétricas ( as maiores são de Tucurui no rio Tocantins, Itaipu no rio Paraná, ilha Solteira também no rio Paraná e no rio São Francisco Xingó e Paulo Afonso);
 de Termoelétricas (usadas principalmente como forma estratégicas nos picos de demandas ou em ocasiões de baixa de nível dos rios);
 Nuclear com Angla I e II em funcionamento e Angra III ainda em construção; 
Eólicas  ( conforme dados o Brasil em 2012 tinha 46 Usinas em todo território nacional e em 2013 foram contratados 140 novos empreendimentos com estimativa de produção que passaria representar 4,2% de toda produção brasileira e que seriam distribuidas de imediato se as linhas de transmissão estivessem concluidas.

A Bahia 2º estado no Brasil em potência contratada nos leilões de energia Eólica tem a possibilidade de já ser o primeiro estado da federação nesse tipo de geração de energia; 
Energia Solar ( maiores produtores Japão,Alemanha e EUA, com destaque para a maior central fotovoltaica no mundo com 100 megawatts que permite fornecer energia para 20.000 casas, instalada em área equivalente a 285 estádios de futebol.
 Em 2009 a capacidade instalada no mundo era de 2,6 GW,equivalente a 18% da capacidade instalada na hidrelétrica de Itaipu. Segundo os estudiosos no ano de 2.100, 70% da energia consumida no mundo será de origem solar, fato que só as gerações futuras poderão ou não constatar.

Energia de Ondas e MARÉS (MAREMOTRIZ),fonte de energia limpa,cara, que apresenta uma série e de vantagens e desvantagens,desenvolvida há mais de 40 anos em paises de primeiro mundo como Reino Unikdo, França e Noruega.
E o Brasil anuncia que vai tirar energia das ondas do mar, fonte altamente renovável e que o protótipo começa a operar em 2015 por meio de parceria entre Furnas,UFRJ  e empresa privada. Local ilha Rasa,em frente à praia  de Ipanema,com tecnologia 100% brasileira,para atender às plataformas de petróleo. Segundo as noticias publicadas o funcionamento acontece da forma seguinte: 
01- É feita uma perfuração com o se fosse um poço de petróleo no fundo do mar para instalar uma coluna central de cimento,que guiará um flutuador;
02 - O flutuador mede 11 metros de altura e 4,5 de diâmetro e se movimenta verticalmente em relação as ondas do mar;
03 - A geração de eletricidade ocorre pela transformação do movimento vertical do flutuador em movimento unidirecional no gerador;
04 - A eletricidade gerada é transmitida por cabo submarino,que desce ao fundo do mar pelo interior da coluna e segue pelo leito marinho até a costa para a conexão à rede.

Esse protótipo será operado pela Marinha,que substituirá com ele a geração da energia a diesel da Ilha Rasa usada para iluminar o farol e poucas casas ali existentes.
O investimento é de R$8,2 milhões,  dentro da politica de energia alternativa. A Eólica hoje perfaz 437 MW dos 12000 MM gerados pela Estratal.
Por ter em mente a importância espetacular para o país da construção da Usina Belo Monte,hidrelétrica que já tem 45% das obras concluidas em 2013, apesar de tantos travamentos, embargos é que ainda nesse capítulo dou informações pesquisadas em sites(dentre eles blogbelomonte). Esse projeto da Norte Energia preserva flora na região do Xingu,tudo sendo cuidado com obras sociais, visando o meio ambiente, o desenvolvimento social e a questão indigena.

Hidrelétrica Belo Monte

Geração de desenvolvimento em Belo Monte já começou e vai crescer em 2013.  Leia o que já se comentava em 2912 e inicio de 2013.


"A primeira turbina da Usina Hidrelétrica Belo Monte vai começar a gerar energia em 2015, mas muito antes disso o empreendimento já está produzindo diversos benefícios, principalmente para aqueles brasileiros que estão mais próximos do empreendimento. Entre eles estão novos postos de saúde, escolas, sistemas de abastecimento de água, ações de saneamento básico e prédios e equipamentos para a segurança pública que levam cidadania e dignidade para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos na região do Xingu.
Um exemplo disso é o Centro de Convivência para Idosos do município de Brasil Novo, reformado e ampliado, com novos espaços de lazer e esporte, incluindo um salão para jogos e festas e espaços climatizados e mobiliados. Os recursos da Norte Energia foram repassados por meio do Plano de Desenvolvimento Regional do Xingu (PDRS Xingu), que, em 2012, chegou a um montante de quase R$ 30 milhões, direcionado para projetos de ordenamento territorial e fomento às atividades produtivas, saúde, educação, infraestrutura, comunidades indígenas e inclusão social.
Para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio das cidades mais próximas de Belo Monte, a construção, ampliação e reforma de escolas proporcionaram um ano letivo diferente em 2012. O saldo foi de 32 escolas com obras concluídas e 18 com projetos em andamento. A previsão é de que essas possam beneficiar os alunos em 2013.
A geração de emprego também não pode ser ignorada. Em 2012, aproximadamente 13 mil trabalhadores se dedicaram às obras nos quatro canteiros de obras da hidrelétrica, chegando à marca de 20% de obras concluídas do empreendimento que estará pronto em 2019. Para 2013, a previsão é alcançar o pico de 23 mil trabalhadores envolvidos nas atividades, sem descuidar do compromisso de que a maioria dessa mão-de-obra seja proveniente da região.
O meio ambiente também tem recebido atenção durante a construção da usina. O empenho para conservar as espécies típicas da Amazônia, por exemplo, é visível no trabalho de resgate e devolução de animais e plantas a áreas preservadas não sem que antes pesquisadores recolham dados importantes para ações permanentes de preservação e manejo da fauna e flora locais.
Essas são apenas algumas iniciativas para mostrar o que a Norte Energia já tem gerado ao assumir o desafio de construir e operar a terceira maior hidrelétrica do mundo. E, em 2013, Belo Monte vai gerar muito mais"





Nenhum comentário: