quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

BAHIA VAI PRODUZIR DIAMANTES COM TECNOLOGIA DA ÁFRICA DO SUL






A Bahia vai voltar a produzir diamantes. A Lipari Mineração recebeu a Licença Prévia (LP) para operar a mina de diamantes Braúna, localizada no município de Nordestina, na Bahia, da qual é detentora de 100% dos direitos minerários.
 
A licença indica que a área pode ser explorada e que o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), órgão responsável pelo licenciamento, aprovou o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) pelo
 
“É uma conquista significativa e demonstra o nosso compromisso com as questões legais, ambientais, sociais e, especialmente, com as comunidades da área de influência, que manifestaram expressivo apoio e receptividade ao projeto”, afirmou o presidente e diretor executivo da Lipari Mineração, Ken Johnson.
 
O secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, comemorou a licença afirmando que é abrilhanta o trabalho feito pelo Governo do Estado, pelo DNPM e pela CBPM. Segundo ele, somente no setor mineral, estamos com uma carteira de investimentos da ordem de R$ 31 bilhões, em investimentos e pesquisas, previstos até 2016”.
 
 A previsão é que o Projeto Braúna se torne a primeira mina de diamantes da América do Sul desenvolvida em rocha kimberlítica – a rocha-fonte principal de diamantes. A mina irá produzir uma média de 225 mil quilates de diamantes por ano durante os primeiros 7 anos de operações a céu aberto.

Toda engenharia do projeto e a fabricação e importação de equipamentos especializados oriundos da África do Sul, como também os equipamentos nacionais, estão em fase de conclusão, antecipando o início da construção, planejado para abril de 2014.
Fonte:BahiaEconômica

Nenhum comentário: