terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Obras de mobilidade urbana em Salvador

Trânsito é modificado nesta madrugada devido às obras do Complexo Viário do Imbuí
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA
O tráfego na Avenida Paralela, nas proximidades do antigo Posto 1, será desviado nos dois sentidos, na madrugada desta quarta-feira (22), para colocação de cinco vigas do Complexo Viário do Imbuí. Com a alteração, o trânsito irá fluir pelas vias marginais. O complexo, que já está com aproximadamente 53% da execução física concluído, recebeu mais cinco vigas na madrugada desta terça-feira (21). Segundo o diretor de obras estruturantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Sérgio Silva, com as cinco vigas colocadas nesta madrugada, já são onze implantadas, das 35 que compõem todo o complexo. Para o diretor, esta é uma das etapas mais delicadas da obra, “uma vez que demanda a interrupção do trânsito da Avenida Paralela e envolve a movimentação de peças grandes e pesadas, com a utilização de guindastes, caminhões e outras máquinas”. O Complexo Viário do Imbuí é parte de um conjunto de obras estruturantes que o Governo do Estado está desenvolvendo para melhorar a mobilidade urbana em Salvador. Iniciado em maio do ano passado, o investimento é de R$ 95 milhões e a previsão de entrega é junho deste ano. O projeto prevê a construção de três viadutos para resolver os congestionamentos na região, interligando Imbuí, Narandiba, Tancredo Neves, Boca do Rio, Costa Azul, Stiep e outros bairros. Também serão implantadas vias marginais entre o Centro Administrativo da Bahia (CAB), a Avenida Luís Eduardo Magalhães e o Imbuí para reduzir os retornos.

Fonte:BahiaNoticias
Complexo Viário do Imbuí está com 53% das obras concluídas

Mais cinco grandes vigas, pesando 70 toneladas e medindo 30 metros cada uma, foram assentadas na madrugada desta terça-feira (21), na obra do Complexo Viário do Imbuí, que já está com aproximadamente 53% da execução física concluídos. A operação será repetida na noite de terça para quarta-feira, para a colocação de mais cinco vigas.
Para a realização do trabalho, o tráfego na Avenida Paralela, nas proximidades do antigo Posto 1, foi desviado nos dois sentidos, com o trânsito fluindo pelas vias marginais.
Segundo o diretor de obras estruturantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Sérgio Silva, com as cinco vigas colocadas na madrugada desta segunda-feira, já são onze implantadas, das 35 que compõem todo o complexo.
“Após esta etapa, será implantada a pré-laje, como já está acontecendo no outro viaduto, no sentido aeroporto, que teve as vigas assentadas no mês de dezembro. Depois, haverá a concretagem das lajes e o revestimento asfáltico”, informa Sérgio Silva.
Para o diretor, esta é uma das etapas mais delicadas da obra, “uma vez que demanda a interrupção do trânsito da Avenida Paralela e envolve a movimentação de peças grandes e pesadas, com a utilização de guindastes, caminhões e outras máquinas”.
Ações estruturantes do Estado
O Complexo Viário do Imbuí é parte de um conjunto de obras estruturantes que o Governo do Estado está desenvolvendo para melhorar a mobilidade urbana em Salvador. Iniciado em maio do ano passado, o investimento é de R$ 95 milhões e a previsão de entrega é junho deste ano.
O projeto prevê a construção de três viadutos para resolver os congestionamentos na região, interligando Imbuí, Narandiba, Tancredo Neves, Boca do Rio, Costa Azul, Stiep e outros bairros. Também serão implantadas vias marginais entre o Centro Administrativo da Bahia (CAB), a Avenida Luís Eduardo Magalhães e o Imbuí, reduzindo os retornos.

Fonte:AGECOM





A Avenida Pinto de Aguiar, em Salvador, será duplicada e passará a contar com seis faixas de rolamento de tráfego, três por sentido, além de ganhar, também, ciclovia e passeios nos seus 3,5 km de extensão. Com pista dupla, a Pinto de Aguiar, que interliga as avenidas Luiz Viana (Paralela) e Octávio Mangabeira, terá papel fundamental como uma das vias alimentadoras do Sistema Metroviário (Linha 2), previsto para a Paralela.

Representando um investimento de R$ 70 milhões, incluindo neste montante os recursos destinados a desapropriações, as obras da Pinto de Aguiar serão realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) e encontram-se em fase inicial de  licitação com financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) através do Pro-Investe. O prazo de execução está fixado em 12 meses.

Pelo projeto já delineado a Pinto de Aguiar será integrada à Paralela, formando uma via alimentadora que poderá fazer parte de um verdadeiro corredor de transporte de alta capacidade até a Estação Pirajá, passando pela Avenida Gal Costa.

Futuramente, o corredor de transporte previsto poderá vir a ser operado pelo sistema BRT operado por ônibus, capaz de atender à expansão da cidade e RMS e, consequentemente, ao aumento do universo de usuários.

Fonte:Conder

Av.Pinto de Aguiar, sua duplicação e a expansão urbana que já acontece.
As obras na avenida que liga a Paralela a Patamares na Orla,em seus 3,3 quilômetros de extensão passarão a ter:
Seis faixas de tráfego (três em cada sentido),sendo que as duas centrais serão destinadas ao BRT (Bus Rapid Transit);
Ciclovia;
Passeios e recuo para ponto de ônibus nos dois sentidos.
A duplicação vai privilegiar o transporte público com o BRT, o que representa peça fundamental para a mobilidade urbana de Salvador. Atualmente as obras estão com 40% realizadas e com previsão de concluir até junho/14.
Terá impactos? É evidente que sim. Negativo e positivo. O negativo pela vegetação suprimida para sua necessária construção em  beneficio da sociedade como um todo, tem também as ações que já estão e vão ser adotadas para recompor o verde em outras áreas como medidas não só compensatórias, mas de reconstrução do meio ambiente. O lado positivo é oferecer novas vias que vão ajudar a mobilidade urbana em situação atual de causar transtornos de saúde pública.
Essa importante obra é do governo do estado que está investindo pesado em beneficio de Salvador.Segundo noticias oficiais e de jornais de grande circulação a expansão urbana que já vem se processando na região com mais de 20 empreendimentos imobiliários em construção com mais de 2.970 unidades habitacionais,das quais mais de 2.000 já vendidas,equivale em futuro próximo a Prefeitura aumentará sua receita. A estimativa de aumento da população na região embasada nas unidades em construção é em torno de mais 12 mil pessoas nos próximos meses,em habitações dotadas de garagens,vagas de estacionamento, áreas verdes e de lazer.
Essa Avenida faz parte do Corredor Transversal I com 13 km de extensão ligando a Orla a Avenida Suburbana.
] Esse corredor vai passar pela Avenida Gal Costa,pelos bairros de Capelinha e Pirajá até desembocar na Avenida Suburbana na altura do Lobato.
Essas etapas terão concorrência pública aberta no próximo dia 25 de fevereiro.
Pensargrande

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