segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

PORTO DE SALVADOR CRESCE 8,7% EM 2013, MAS ARATU FICA ESTAGNADO E ILHÉUS CAI


hs




A movimentação portuária na Bahia atingiu 36 milhões de toneladas de cargas em 2013, sendo que 70,8% desse total foram movimentados em portos privados.

Os portos de Aratu, Salvador e Ilhéus, portos públicos administrados pela Codeba – Companhia das Docas do Estado da Bahia movimentaram 10,2 milhões de toneladas no ano.

O Porto de Salvador teve um excelente desempenho, no entanto, houve redução de cargas em Ilhéus e o Porto de Aratu continua estagnado, com a mesma movimentação do ano anterior.

 O Porto de Salvador fechou o ano movimentando 3,9 milhões de toneladas, 8,7% a mais que em 2012 e registrou um aumento de 5% na movimentação de contêineres (290,2 mil TEUS), quando comparado a 2012.

No Porto de Aratu, no entanto, foram movimentadas 5,8 milhões de toneladas, no mesmo nível do ano anterior. Houve retração nos berços de graneis sólidos e produtos gasosos, mas os embarques de graneis líquidos, cresceram 6%, impulsionada pelo incremento de novos produtos do setor da indústria química e petroquímica, em especial dos derivados do petróleo.

O Porto de Ilhéus movimentou um total de 400 mil toneladas, 67 mil a menos que em 2012, em função da redução no escoamento da safra de grãos e minério de níquel. O portal Bahia Econômica já havia divulgado esses números em termos aproximados em meados de dezembro.

 Em relação ao aumento verificado no Porto de Salvador, o diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças, disse que “ resultado reflete os investimentos realizados pelo poder público e iniciativa privada no, que duplicaram a sua capacidade  além da atração novos produtos, a exemplo da produção de frutas do Vale do São Francisco”
Fonte:BahiaEconômica

Nenhum comentário: