INFRAESTRUTURA
Estado autoriza novas obras de requalificação da orla de Salvador
As novas obras de requalificação da orla de Salvador, no trecho que vai do Quartel de Amaralina ao Jardim de Alah, foram autorizadas nesta terça-feira (4). O governador Jaques Wagner assinou a ordem de serviço, em solenidade no Jardim dos Namorados, para o início da segunda etapa das obras. O evento contou com a presença do secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa.
De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Lúcio Machado, serão investidos R$ 6,8 milhões na requalificação de cerca de 2,5 quilômetros.
“Em um ano, baianos e turistas poderão frequentar novas áreas de lazer e esporte. As obras da segunda etapa do projeto de requalificação da orla de Salvador foram autorizadas hoje e ainda temos um saldo de R$ 3,5 milhões, e pretendemos fazer reparos também em trechos que foram entregues há cinco anos e avançar do Jardim de Alah até o início do Aeroclube. A passarela do Costa Azul, primeira parte do projeto que começou no ano passado, está em andamento e deve ser concluída em 60 dias”, disse o presidente da Conder.
Seja para caminhar, andar de bicicleta ou passear, as atividades realizadas a beira-mar são, para muitos, uma forma de renovar as energias e dar mais fôlego para enfrentar a rotina do dia a dia. As modificações na orla deixam Cléo Rodrigues, que mora perto da praia, ainda mais entusiasmada para fazer atividades físicas no local. “Nada melhor para o corpo e a mente que caminhar assim, olhando o mar, e com a orla de visual novo vai ser ainda mais estimulante”.
O aposentado Irany Francisco Almeida também está confiante. “Salvador é um polo turístico e estava com a orla abandonada. Então, toda esta requalificação vai ser boa não apenas para mim, como para toda a população”.
O prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou que os investimentos do Estado vão ter impacto decisivo na requalificação da orla. “Este trabalho é muito importante e estamos atuando em conjunto com os governos estadual e federal”.
Estruturas degradadas localizadas ao longo do caminho e na praia serão removidas. Todo o trecho vai contar com ciclovia, calçadão e acessibilidade garantida. Serão instaladas também rampas de acesso à praia, na Pituba. A ponte do Rio Camurujipe, sentido centro, será ampliada e ganhará uma nova faixa para veículos e calçada para pedestres.
Mais ações para aumentar a autoestima do soteropolitano
O governador destacou o conjunto de ações estaduais para a capital baiana. “Estamos neste esforço conjunto para devolver a beleza e aumentar a autoestima de todo o povo de Salvador. Temos outros projetos, a exemplo do Parque de Pituaçu, e em breve assinaremos a ordem de serviço, além das obras de mobilidade urbana. Há ainda uma ordem de serviço na Baixa dos Sapateiros, para melhorar o local, desde o Aquidabã até a Praça Castro Alves. Esta intervenção na orla é uma sequência de outras que já foram feitas também na região. Espero que consigamos devolver um lazer mais acessível à população”.
A requalificação da orla começou em 2012, com a recuperação da passarela do Costa Azul. Os recursos são de um convênio entre a Secretaria Estadual do Turismo e o Ministério do Turismo. (04/06/2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário