segunda-feira, 3 de junho de 2013

Água - II (fonte de saúde e vida)

O Brasil tem uma das maiores reservas de água doce do mundo. Os quilômetros de águas superficiais que brotam em seu território é equivalente a 50% dos recursos da América do Sul e 11% dos recursos mundiais.

 Na Bahia os rios recortam o litoral e o interior, atravessam regiões diferenciadas como caatinga, mangues, mata nativa e vegetação de restinga e seguem ao encontro do mar.

 As extensões das bacias na Bahia são:

01-  do rio São Francisco 3.163 km;

02-  do rio Jequitinhonha  920km;

03-  do rio de Contas 620 km;

04-  do rio Paraguassú 614 km;

05-  do rio Pardo 565 km;

06-  do rio Vaza Barris 450km;

07-  do rio Itapicuru 350km.


A bacia do Rio São Francisco

O rio São Francisco nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais é considerada a 3ª bacia do país, corta a Bahia de sul a norte, atravessando regiões com condições das mais diversas, inclusive parte dele está no semi-árido. Suas águas são conhecidas nos estados  da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

 O rio São Francisco e sua região hidrográfica abrange 521 municipios dos cinco estados focados anteriormente e devido sua extensão a região é dividida em alto- médio – sub-médio e baixo São Francisco; tem várias quedas d´água e a Cachoeira de Paulo Afonso, onde foi construída a Usina, que é uma das maiores  do Nordeste , de fato um grande empreendimento.

 Visando solução para combate a Seca está sendo feita a transposição do São Francisco e no projeto consta de dois imensos canais que ligará esse rio a bacias menores e açudes.

 Em 08/05/2013 foi publicado no DOU o edital de estudo de viabilidade para  para elaboração do ante-projeto do sul eixo da transposição denominado de canal do sertão baiano.

 Volto em outro capitulo comentando sobre os outros seis rios que banham o solo da Bahia e de Salvador que tem também seis rios,sendo o Joanes e Ipitanga os principais que ajudam abastecer Salvador.

 Os outros quatro rios em salvador são:
Camurugipe – Pedra – Cobre e Jaguaribe.

 Segundo a Cetrel 150 L é o gasto médio de cada brasileiro de água todos os dias, dado que preocupa, pois é preciso economizar...embora saibamos que a água é saúde e vida.

 É preciso que se reutilize a água da chuva, é preciso que o Programa Água Para Todos implantado em 2007 pelo governo da Bahia tenha um crescimento maior, pois a Bahia o 5º estado em extensão possui 265 dos 417 municipios na região semiárida o que equivale a 68,7% de seu território com população estimada em 6,7 milhões de pessopas em torno de 48% da Bahia (IBGE 2010).

 Outros capítulos virão é só aguardar.

 Fontes: Cetrel –A Tarde – Atlas Geográfico – IBGE.

Nenhum comentário: