Foto: Adenilson Nunes/GOVBA
Uma sessão especial realizada nesta quarta-feira (12), na Câmara Municipal de Salvador, discutiu o andamento do processo de implantação da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica. Na ocasião, o secretário estadual do Planejamento, José Sergio Gabrielli, apresentou dados sobre o projeto aos parlamentares e a população.
Segundo o secretário, dentre os benefícios que a ponte trará estão o aumento da eficiência logística na Região Metropolitana de Salvador, um novo eixo para expansão urbana e melhores condições de mobilidade, além da promoção do desenvolvimento socioeconômico do Recôncavo Sul e Baixo Sul.
De acordo com Gabrielli, esta é a 23ª ponte no mundo em extensão e se compara com a Rio-Niterói. “Estamos discutindo os impactos, os efeitos sobre o trânsito e a mobilidade de Salvador e mercado imobiliário. Todos esses pontos estão em negociação técnica com a prefeitura e agora com a Câmara Municipal de Salvador. Já fizemos debates com o Crea, a Ufba, com a ABI, e temos dezenas de outros debates para envolver toda a sociedade”, informou.
Nesta semana, está sendo fechada contratação para o trabalho de sondagem, a partir de processo licitatório. “Serão feitos furos na Baía de Todos-os-Santos, além de análise para a realização de um projeto de engenharia. Vamos fazer estudos de planos urbanísticos e de impacto cultural sobre Vera Cruz, Salvador e Itaparica e, até o final deste ano, devemos ter todos os estudos preliminares necessários para realizar a licitação da construção da ponte no primeiro trimestre de 2014”, divulgou Gabrielli.
A sessão foi promovida pela Comissão Especial para Acompanhamento do Projeto de Construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica e da Comissão de Transportes, Trânsito e Serviços Municipais.BahiaEconômica
Nenhum comentário:
Postar um comentário