quarta-feira, 12 de junho de 2013

Ponte é tema de sessão especial da Câmara Municipal de Salvador


Foi realizada nesta quarta-feira (12), na Câmara Municipal de Salvador, uma sessão da Comissão Especial para Acompanhamento do Projeto de Construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica e da Comissão de Transportes, Trânsito e Serviços Municipais. O secretário estadual do Planejamento, José Sergio Gabrielli, participou do encontro e apresentou o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Macroárea de Influência da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica para parlamentares e população.
Sessão especial da Câmara de Salvador discute ponte Salvador-Itaparica
Sessão especial da Câmara de Salvador discute ponte Salvador-Itaparica

Durante a explanação, Gabrielli destacou os pontos a serem observados com o projeto da ponte, a exemplo do aumento da eficiência logística na Região Metropolitana de Salvador, que vai facilitar o fluxo de mercadorias e serviços.
 Ele falou também da melhoria das condições de vida da população da RMS, que ganhará novo eixo de expansão urbana e melhores condições de mobilidade, e da promoção do desenvolvimento socioeconômico do Recôncavo Sul e Baixo Sul.
“A ponte é parte de uma grande mudança no anel rodoviário de Salvador e do entorno. A BR-324 está lotada e precisamos criar outras alternativas. Com a ponte, você conecta Salvador, Itaparica, Nazaré das Farinhas, Santo Antônio de Jesus, Castro Alves, criando um novo anel para permitir a integração das rodovias baianas com a capital”, disse o secretário.
Segundo Gabrielli, esta é a 23ª ponte no mundo em extensão e se compara com a Rio-Niterói. “Estamos discutindo os impactos, os efeitos sobre o trânsito e a mobilidade de Salvador e mercado imobiliário.
 Todos esses pontos estão em negociação técnica com a prefeitura e agora com a Câmara Municipal de Salvador. Já fizemos debates com o Crea, a Ufba, com a ABI, e temos dezenas de outros debates para envolver toda a sociedade”.

Contratação do trabalho de sondagem

Nesta semana, de acordo com o secretário, está sendo fechada a contratação para o trabalho de sondagem, a partir de processo licitatório. “Serão feitos furos na Baía de Todos-os-Santos, além de análise para a realização de um projeto de engenharia. Vamos fazer estudos de planos urbanísticos e de impacto cultural sobre Vera Cruz, Salvador e Itaparica e, até o final deste ano, devemos ter todos os estudos preliminares necessários para realizar a licitação da construção da ponte no primeiro trimestre de 2014”.
O evento foi aberto ao público e contou com a presença de autoridades, moradores de Salvador e da Ilha de Itaparica, além de representantes da sociedade civil organizada. Para Gildete Santos, uma das participantes da sessão, o encontro foi bom para esclarecer dúvidas. “Tenho amigos que moram na Ilha de Itaparica e trabalham aqui em Salvador, e para eles esta ponte vai ser de grande valia, e fico contente ao saber que o projeto já está em andamento”.
Na sessão, foram abordados os avanços do projeto, além de debatidas sugestões para o trânsito na capital. O fato agradou Edvaldo Pena, representante da Rede Religiosa de Matriz Africana do Subúrbio. “Estava preocupado com a possibilidade de caminhões de carga saírem do CIA em direção à ponte e destruir as vias, mas vi que tem um projeto de acessibilidade para a ponte, e isso nos dá tranquilidade”.
O presidente da Comissão Especial para Acompanhamento do Projeto de Construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica na Câmara, Leo Prates, disse que a ideia era promover este debate. “Trouxemos esta discussão para cá para mostrar à população as soluções para a mobilidade urbana, além da viabilidade econômica do projeto, e também acompanharmos os prazos de sua execução.
Os pontos foram esclarecidos e a população certamente está mais informada”.
Seplan

Nenhum comentário: