domingo, 9 de junho de 2013

Águas IV – Que banham a Bahia


Rios na Bahia. Extensão das bacias em km: - Rio de Contas (620) – Paraguaçu (614) – Vaza Barris (450) e Itapicuru (350).
Rio de Contas
Maior bacia com percurso exclusivamente na Bahia, com 620 km e que envolve 86 municípios em uma área de mais de 55km2; localizada na região centro-sul, limitando-se ao norte com a bacia do rio Paraguaçu e com as bacias do leste, a oeste do rio São Francisco, a leste com o oceano atlântico e ao sul a bacia do rio Pardo e com o estado de Minas Gerais.
Nasce na Serra da Tromba, no município de Piatã, atravessa diferentes ecorregiões como Chapada Diamantina – Caatinga e Mata Atlântica indo desaguar no Atlântico no município de Itacaré.
Seus principais afluentes são os rios Brumado – Antonio – Gongogi – Jequiezinho – Galvão – Sincorá e Jacaré.
No curso do rio tem duas barragens que são conhecidas, a de Funil e de Pedras, essa última a 18 km de Jequié.
A barragem controla as inundações das cidades ribeirinhas permite condições para irrigação para núcleos agrícolas e também para criatórios de peixes.
É a maior bacia hidrográfica formada e com percurso na Bahia.
Bacia do rio Paraguaçu
Nasce na Chapada Diamantina, em Barra da Estiva, na Serra do Cocal, seguindo em direção norte, passando pelos municípios de Ibicoara – Mucugê e Andaraí, onde recebe as águas do rio Santo Antonio e muda seu curso para oeste e leste, servindo como divisor entre diversos municípios e desemboca na Bahia de Todos os Santos entre as cidades de Maragogipe e Saubara.
Banha Itaberaba – São Felix – Cachoeira – Cruz das Almas – Castro Alves – Governador Mangabeira – Muritiba e Rafael Jambeiro.
Com a construção da Barragem de Pedra do Cavalo (controla as cheias) o rio Paraguaçu passou a responder pelos abastecimentos de águas do recôncavo baiano, Feira de Santana e da grande Salvador.
É navegável de sua foz até Cachoeira e São Felix, com extensão em torno de 46 km.
Principais afluentes: rios Santo Antonio – Tupim – Capivari e do Peixe.
O rio é Patrimônio natural da cidade de Cachoeira e é o maior rio genuinamente baiano.
Bacia do Rio Vaza Barris (450 km)
Nasce em pleno sertão baiano, banha Canudos (BA) e São Cristovão (SE) e de seus 450 km, 298 são na Bahia e 152 em Sergipe. O Vaza Barris é tipicamente sertanejo em permanente luta para não secar.
Em seu avanço no sertão da Bahia em direção ao estado de Sergipe, ele é intercalado por trechos secos e pedregosos, desaparecendo muitas vezes e com filete de água segue seu curso. Depois de vencer o sertão ele se transforma em um belo cenário aquático e sua paisagem se divide ainda entre as ilhas do Paraíso e de Manguezais que são paradas obrigatórias para banhos relaxantes.
Sua bacia hidrográfica é de 17 mil km com 85% no nordeste da Bahia e os 15% restantes em Sergipe.
Seus principais afluentes são: Rio das Pedras – Chinduba  - Paramopama e Tejupeba.
O temporário rio Vaza Barris foi aproveitado para a construção da barragem que represou um considerável volume de água e que deu origem ao Açude de Cocorobó, destinado ao abastecimento público e à utilização de águas subterrâneas, o açude deu origem ao projeto de irrigação denominado Perímetro Irrigado do rio Vaza Barris, para levar água para uma região marcada pela seca.
Bacia do Rio Itapicuru (350 km)
Na Chapada Diamantina próximo a Jacobina nasce o rio Itapicuru e seu curso ruma no sentido oeste – leste da Bahia, passando pelas estâncias hidrominerais de Caldas do Jorro e Caldas do Cipó, desembocando na região do litoral norte do estado próximo a cidade de Conde.
A bacia hidrográfica do rio Itapicuru possui área de 36.226 km2, equivalente a 6,4% do território da Bahia e abrangente a 55 municípios.
Rios significativos que integram e compõem sua bacia:
Itapicuru-Açu/ Itapicuru-Mirim/ Peixe / Cariaçá/ Quinjingue/Aipim/Jacurici/ riacho do Monteiro/ Barracão e Pau a Pique.
Limite da bacia do Rio Itapicuru:-
Ao norte com as bacias dos rios Real, Vaza Barris e o sub-médio São Francisco;
Ao sul, com as bacias do Paraguaçu e Recôncavo Norte;
A Oeste com as bacias dos rios Verde, Jacaré e Salitre;
A Leste com o Oceano Atlântico.
Em seus limites têm reservas de Patrimônio Natural (RPPN), áreas de proteção ambiental (APA), do Litoral Norte e de Mangue Seco.
Fontes: Cetrel/ Especial A Tarde/ Atlas Geográfico do Brasil e consultas a mídia.
Continuarei em breve comentando sobre a água, sua importância para a saúde e a vida.

Nenhum comentário: