terça-feira, 4 de junho de 2013

Governo estreita parceria com a PMS no projeto da ponte

Discutir os impactos do tráfego da ponte Salvador-Ilha de Itaparica na capital, identificar o melhor ponto para a cabeceira do empreendimento e criar um grupo de trabalho para fortalecer a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador. Estes foram os principais objetivos da reunião desta terça-feira (4), entre o secretário estadual do Planejamento, José Sergio Gabrielli, e o secretário de Transporte e Urbanismo de Salvador, José Carlos Aleluia, na sede da pasta do Planejamento, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Governo estreita parceria com a PMS no projeto da ponte Salvador-Ilha de Itaparica
Governo estreita parceria com a PMS no projeto da ponte Salvador-Ilha de Itaparica
Outros pontos abordados estiveram relacionados ao avanço do projeto. Na próxima semana será anunciado o vencedor da licitação do edital de sondagem no mar e em terra, referente ao projeto da ponte, e até a primeira quinzena de julho, será a vez do Governo da Bahia publicar no Diário Oficial do Estado (DOE), os resultados da concorrência internacional para elaboração do projeto básico de engenharia.
De acordo com Gabrielli, três consórcios envolvendo empresas brasileiras e estrangeiras se inscreveram para elaborar o projeto básico de engenharia da ponte, acessos aos sistemas viários e reconfiguração da rodovia BA-001 no trecho situado na ilha. “Como se trata de um projeto complexo, temos empresas brasileiras consorciadas com instituições portuguesas, dinamarquesas, americanas e irlandesas, sendo que estas representam os maiores escritórios de projetos do mundo”, afirma Gabrielli.
Quanto aos estudos de sondagem, o titular da pasta do Planejamento informa que “elas são fundamentais para o dimensionamento da estrutura da ponte, que será objeto do projeto básico e que corresponde a cerca de 40% do valor total da obra”, diz.
Parceria – Para o secretário municipal, José Carlos Aleluia, a capital baiana tem muito a ganhar com a implantação desse projeto, pois atualmente possui apenas uma via de acesso, que é a BR-324. Contudo, pondera Aleluia, “é preciso que sejam aprofundadas as simulações de fluxo de veículos e capacidade das vias, já considerando o trânsito que vem do Sul e do Oeste da Bahia”, afirma.
Trabalhando nesta direção, o superintendente de Transportes da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Ivan Barbosa, esclareceu que estudos preliminares já foram realizados em 2010 e serão aprofundados com o edital de engenharia. “Além disso, até o final deste mês será concluída a pesquisa de origem e destino, que envolve toda a Região Metropolitana de Salvador (RMS), o que nos dará mais subsídios, visto que 85% das viagens são feitas dentro da capital”, diz.
O secretário municipal reiterou ainda o fortalecimento da parceria com o Governo do Estado a fim de que o projeto seja concretizado. “Nós vamos ajudar e queremos que isto dê certo, pois vejo que estão tomando os cuidados com a cidade”, destaca Aleluia, que afirma ainda que Salvador está no limite do stress urbano.
Uma das alternativas em estudo para melhorar a mobilidade urbana entre a capital e a Ilha de Itaparica é a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na ponte. “Ele seria integrado ao sistema de metrô que interliga Salvador e Lauro de Freitas, possibilitando um fluxo de alta capacidade”, ressalta Gabrielli.
Engenharia – A concorrência internacional tem como característica a modalidade técnica e preço, sendo que o quesito técnica corresponde a 70% do peso da avaliação. Entre os critérios a serem avaliados destacam-se a experiência comprovada da empresa e da equipe em projetos de pontes com complexidade similar, bem como o conteúdo e qualidade do plano de trabalho.
Consórcios participantes: a) Concremat Engenharia e Tecnologia S/A (Brasil), Hardesty & Hanover, LLC (Estados Unidos) e Roughan & O’Donovan Limited (Irlanda); b) Geométrica Engenharia de Projetos LTDA (Brasil), Viaponte – Projectos e Consultoria de Engenharia, S.A (Portugal) e LCW Consult, S.A. (Portugal); c) Enescil Engenharia de Projetos LTDA (Brasil), COWI A/S (Dinamarca) e Maia Melo Engenharia LTDA (Brasil).
Seplan

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