sábado, 8 de junho de 2013

Águas III

Bacia do Jequitinhonha
Conhecido no período colonial como rio das Virgens, o rio Jequitinhonha teve seu nome originado de termos indígenas... de Jequi (armadilha para apanhar peixes) com a junção de Tinhonha( significa rio largo).
É um rio federal, nasce em Minas Gerais na Serra do Espinhaço no município do Serro e percorre o vale do Jequitinhonha. Sua extensão é de 920 km e seus principais afluentes são:
Margem esquerda (os rios Itacambiruçu – Salina – São Pedro – e São Francisco)
Margem direita (os rios Araçuaí – Piauí e São Miguel)
A bacia do Jequitinhonha compreende uma área de 70.315km2, sendo 66.319 km2 em Minas Gerais (representa 11,3% da área do estado) e 3.996km2 na Bahia (equivalente a 0,8% da área baiana).
Deságua no município baiano de Belmonte.
Tem duas grandes barragens hidrelétricas, a Itapebi no sul da Bahia e a Usina de Irapé em Berilo - MG.
Bacia do Rio Pardo
A exemplo do rio São Francisco e do rio Jequitinhonha o rio Pardo também nasce no estado de Minas Gerais, esse último na Serra Negra, município de Rio Pardo de Minas e percorre 565 km até a sua foz em Canavieiras na Bahia, onde deságua no Oceano Atlântico.
Seus principais afluentes são os rios: São João do Paraíso – Catolé Grande - - Mosquito – Macarani – Maiquinique.
A bacia hidrográfica do Rio Pardo abrange em torno de 30 municípios, apresentando os seguintes limites:
Ao sul, com a bacia do rio Jequitinhonha;
Ao norte com a bacia dói rio de Contas e do rio Colônia;
A Oeste, com a bacia do rio São Francisco
E a Leste, com o Oceano Atlântico.
Grande parte da área ocupada da bacia é utilizada para agricultura, pecuária, extrativismo vegetal e mineração e suas águas monitoradas apresenta boa qualidade, que em suas análises pode ser consideradas de aceitável para boa.
Bacia muito importante na história e expansão territorial brasileira, fato ocorrido no período colonial, época em que foi batizado de rio Santo Antonio, com incursões de caráter colonizador após noticias de existência de pedras e metais preciosos naquelas regiões.
São as águas visando os caminhos do desenvolvimento e principalmente provando a cada instante sua importância para a saúde e a vida,
Aguarde a continuação...

Nenhum comentário: