segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Obras Portuárias

Atenção Bahia: Depois  do Relatório de Competitividade Global 2010-2011, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial (no Brasil foram parceiros a Fundação Dom Cabral e o Movimento Brasil Competitivo)que considera  a infraestrutura como fator-chave impulsionador da Economia, no vetor que trata sobre Portos entre 139 paises analisados o Brasil ficou em 123 lugar o que caracterizou o atraso em que nos encontramos apesar de todos esforços do governo LULA e a Bahia apresentou dados de atraso quando o Porto de Aratu foi considerado como de capacidade saturada há 14 anos e o de Salvador com saturação em sua capacidade de operação em sete anos.
Nada se falou em Ilhéus.
Daí Pensargrande continuar cobrando aos políticos do Estado que ajudem ao governo de Wagner a buscar recursos para que possamos reduzir a desigualdade gritante e mais uma vez alertando de que não podemos continuar a perder as condições inerentes a competitividade.
No documento adiante postado, publicado pela CODEBA não há um tratamento condizente com as necessidades da Bahia que continua crescendo e poderá ter sua Economia prejudicada com o favorecimento dos investimentos para outras regiões.
Meu compromisso pessoal é com o engrandecimento da Bahia, com uma logística de transportes de 1º mundo e por isso tenho apoiado o empenho e as iniciativas de Wagner buscando investimentos públicos e privados para nosso Estado.
Por enquanto vou parar por aqui e peço a você cidadão leia com atenção o comentário anuncio abaixo.
Uma coisa é fato: não foi lembrado o Porto Sul.

PAC 2 prevê investimentos de R$ 3,8 bi em obras portuárias


Foto: Codeba



O ministro da Secretaria dos Portos da Presidência da República, Leônidas Cristino, disse ontem (3) que o governo federal vai investir R$ 3,8 bilhões em obras de melhoria da infraestrutura portuária do país nos próximos anos.

Segundo o ministro, os recursos fazem parte dos investimentos que o governo federal vai destinar às obras do Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). "Nestes últimos anos o governo já vem avançando muito na melhoria dos acessos aquaviários do país. São obras de dragagem para aprofundamento e alargamento dos canais acesso, de recuperação dos berços dos cais existentes pelo país inteiro".



O ministro lembrou as obras  nos portos do Rio de Janeiro. "Tem o PAC da Copa, onde o governo federal vai aplicar somente no porto do Rio de Janeiro algo em torno de R$ 300 milhões, em um primeiro momento.
 O processo licitatório já está na praça e ainda este ano, no mais tardar no começo do ano que vem, nós deveremos estar dando início às obras licitadas para melhorar a infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014".



Paralelamente às obras do Porto do Rio, o ministro disse que o governo federal vai trabalhar também na melhoria da infraestrutura de outros portos.



"Vamos continuar a investir no Porto de Santos, onde os projetos já estão em execução, no Pará, em Pernambuco. Enfim, nós vamos trabalhar cada vez mais para viabilizar todos os portos brasileiros e em particular os dois principais que são o de Santos (SP) e o do Rio de Janeiro".



As declarações de Cristino foram dadas no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governo do Rio, após visita ao governador do estado, Sérgio Cabral.

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