quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

É preciso não se perder mais tempo...precisamos urgente do Porto Sul

A Bahia não pode perder mais tempo e Ilhéus dos arrogantes, dos posudos, dos que correm atrás do poder, dos que bancam autoridade tem que se enquadrar nos caminhos da necessidade de crescer o mais rapidamente possível, pois os dados colocados ao nosso conhecimento são inquietadores e representam uma estagnação para o desenvolvimento que podemos auferir.
Precisamos enveredar pelos caminhos de Planejar e crescer... Planejar e acelerar projetos para a logística de transportes ou ficar para trás aumentando a desigualdade entre os Brasis.
A Bahia precisa urgente de:
a) continuar  com as concessões do Sistema Rodoviário com duplicações de nossas rodovias saturadas e mostrando não ser possível mais aguardar bom tempo e como exemplo a Ilhéus a Itabuna que tem um tráfego preso,lento,perigoso em estrada de uma boa paissagem e de péssima condições para o fluxo normal de uma estrada e ainda por cima cheia de empreendimentos que aumentam sua utilização aumentando o tempo de circulação em seu percurso;
b) continuar buscando implantar novos caminhos como por exemplo a construção e requalificação dos trechos já existentes do Sistema Viário do Oeste, que tem na Ponte Salvador a Itaparica seu principal estandarte;
c) da construção da Ferrovia Oeste/Leste conectada com  a Norte/Sul e também conectada com rodovias e portos, no caso mais especifico o Porto Sul.

Por citar o Porto Sul, nunca é demais lembrar que houve um estudo longo e criterioso para a escolha do local e entre as alternativas para a sua implantação participaram da elaboração das pesquisas para a escolha do local os seguintes sítios:
01 - Ponta do Ramo ou Ponta da Tulha;
02 - Distrito Industrial;
03 - Porto do Malhado;
04 - Aritaguá;
05 - Serra Grande
Esses cinco primeiros em Ilhéus e o de Campinho em Maraú

Dentre os fatores analisados  foram levados em conta a interferência no meio ambiente e na sociedade, aspectos operacionais, presença de suficientes áreas planas, proximidade de rodovias, condições de marés e profundidade e/ou calado que no local escolhido é de 20 metros.

Em matéria oficial que publiquei com base em dado oficial da Codeba, o Porto do Malhado tem 10 metros de profundidade e seu aprofundamento para equiparar as condições do local escolhido  além de muitíssimo oneroso, criaria condições impactantes de alta pressão com  possíveis grandes danos a geografia do local (mais isso é uma outra longa historia)

O sexto lugar na classificação de Campinho na baía de Maraú, tem como explicações que "seus caminhos são considerados como a Polinésia Baiana, com praias e ilhas de beleza quase surreal, considerada destino ecoturistico dos mais famosos e concorridos do país" sofreria o maior impacto ambiental e que o projeto visou trazer o desenvolvimento sustentável com a menor incidência possivel de alterações na natureza.

Uma coisa é fato irreversível dos portos mais lembrados da Bahia, o de Ilhéus no Porto do Malhado não tem condições de operacionalidade com navios de grande porte, pelo seu calado e localização urbana, o de Aratu e Salvador estão com suas capacidades saturadas há 14 e 7 anos respectivamente e precisam mais de que urgentes intervenções construtivas para acompanhar o desenvolvimento do Estado, inclusive até com privatizações de parte deles, daí o PORTO SUL em Ilhéus se tornar a bola da vez e precisa sair o mais rápido possivel a sua licença ambiental para sua efetiva construção, cuja licença foi estimada por LULA quando em visita a Ilhéus para oficialmente fazer o lançamento do inicio da Ferrovia Oeste/Leste, que mais tardar até Março Dilma aqui viria para sacramentar a ordem de autorização de sua construção.

Não adianta os ambientalistas de araque, os guetos do atraso, os negociadores de áreas nas proximidades, os poderosos da midia e os serviçais pagos para tentar impedir o Porto Sul, pois é uma necessidade do Oeste da Bahia, de todo o estado e muito principalmente da região.

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