quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cetrel fará monitoramento da qualidade do ar na RMS

 Fonte: Agecom Bahia



Você sabe como está a qualidade do ar que se respira em Salvador e na Região Metropolitana?

 Quem fala sobre este e outros assuntos, é o gerente de laboratório e monitoramento da Central de Tratamento de Efluentes Líquidos (Cetrel), Eduardo Fontoura, durante entrevista nesta terça-feira (01), ao canal da TV Seplan, no Youtube.


Além disso, ele fala do investimento de R$ 15 milhões na aquisição de dez estações automáticas de monitoramento da qualidade do ar.
 Lembra que a iniciativa da Cetrel tem o patrocínio da Braskem e apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador e permitirá, em tempo real, que a população da capital conheça a qualidade do ar que respira, com avaliações que variam de crítica a boa.



“Serão nove estações fixas e uma móvel, cujos dados coletados estarão disponíveis nos sites da Cetrel e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e, a partir de fevereiro, também estarão em painéis de LCD nos diversos pontos da cidade”, afirma Fontoura.



Experiência



Segundo Fontoura, a Cetrel opera, desde 1994, uma das mais modernas e completas redes de monitoramento do ar do país, composta por dez estações fixas que avaliam continuamente a qualidade do ar na área de influência do Pólo Industrial de Camaçari.



“Agora, com a aquisição de mais dez estações apenas para a capital e em breve, mais quatro na área de influência do Pólo, a Bahia alcançará 24 estações de monitoramento, um número expressivo e que só fica atrás do estado de São Paulo, que possui 41”, destaca.

A TV Seplan é uma iniciativa da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia, que visa gerar o diálogo e dar transparência aos fatos e dados recentes do planejamento e das políticas e projetos da Bahia, além de evitar distorções conceituais, técnicas e analíticas sobre estudos, pesquisas e tendências relacionadas à economia baiana.

Dúvidas, críticas, elogios e sugestões de pauta podem ser encaminhadas para o e-mail tvseplan@seplan.ba.gov.br. Os vídeos são produzidos semanalmente e também estão disponíveis no site da Seplan.



Nenhum comentário: