A Campanha organizada pelo Salvador Convention Bureau tem apoio institucional da Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa).
A Campanha
O conceito da Campanha foi proposto pela OCP Comunicação e visa firmar que uma cidade, que organiza um carnaval com as dimensões e complexidade de Salvador, está apta a realizar a festa e o jogo de Abertura da Copa 2014.
A expectativa de visitantes, no período da Copa na cidade soteropolitana, é de 70 mil pessoas, mas, a Bahia está preparada para recepcionar esse número de visitantes, visto que, o carnaval reúne 2 milhões de baianos e 400 mil turistas.
Diante desse know-how em eventos de grande porte, a Secopa convidou dirigentes da Fifa para conhecer a estrutura e funcionamento da maior festa de rua do planeta, segundo edição do Guinness Book de 2005.
O desejo baiano de receber o jogo e a festa de abertura proverá, também, a possibilidade de realizar uma Copa descentralizada no Brasil: Abertura na Bahia, Centro de Mídia em São Paulo e encerramento no Rio de Janeiro.
Bahia sempre esteve à frente
Na passagem de bastão da Copa do Mundo da África para o Brasil, em julho de 2010, o Governador da Bahia, Jaques Wagner foi o primeiro a se pronunciar em relação à Abertura do Mundial de 2014, colocando a cidade de Salvador a disposição.
O Governo do Estado da Bahia oficializou o pleito pela Abertura da Copa em setembro de 2010, entregando a Carta Oficial e o Bidding Book, que além das cartas de apoio de cidades e Estados do Norte/Nordeste, personalidades e entidades, continha um portifólio apresentando toda a infraestrutura da cidade do Salvador.
Veículos de mídia também realizaram publicações favoráveis a Salvador, como é o caso da Revista “Valor Setorial Construção Civil” que constatou que o projeto da Arena Fonte Nova era o mais adiantado.
O jornal Folha de São Paulo também deu destaque ao status positivo de Salvador em relação às outras sedes, em matéria publicada em dezembro de 2010, em que a capital baiana foi considerada a sede mais avançada para a Copa.
Salvador tem plenas condições de atender as exigências da FIFA para ser a sede da Abertura. Em relação aos 65 mil assentos exigidos na Arena, já foram realizados estudos técnicos pela empresa suíça de estruturas moduladas, Nussli, que prevê execução de um projeto para ampliação da quantidade de lugares da Fonte Nova, atendendo a capacidade mínima para a partida inicial.
A Bahia é preferência
Em ranking divulgado na Feira de Turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), alguns países estrangeiros, como Itália, Espanha, Portugal e Bélgica afirmaram que a Bahia é um destino preferencial.
Outras operadoras como Trend, MGM, New Line, Marsans, Voetur e CVC revelaram que a Bahia está entre os três destinos mais procurados pelos brasileiros.
Dentre os projetos que a Bahia possui para a organização do Mundial, estão o Porto de Salvador que passará por uma revitalização para adaptar o armazém em um terminal marítimo de passageiros, o Aeroporto da cidade que também será submetido a uma reforma e adequação do terminal de passageiros, além da ampliação do pátio de aeronaves e construção da torre de controle.
A arena que está sendo construída atende ao conceito de espaço multiuso que engloba esporte, cultura, gastronomia, dentre outros atrativos, o Corredor Estruturante Aeroporto - Acesso Norte, exemplo de um dos projetos de mobilidade urbana e também a qualificação no sistema de hotelaria, todos objetivando atender às exigências da Fifa.
Devemos levar em conta os atributos da terra baiana que fortalecem sua capacidade de realizar uma rica abertura: as belezas naturais, a alegria e receptividade do povo, o espírito festeiro, a riqueza cultural e o apoio de artistas baianos realizarão um verdadeiro espetáculo na Abertura.
Assine o manifesto!
Para participar e apoiar essa Campanha que é de todos, basta, apenas, assinar o manifesto em prol da Abertura em Salvador, no site que será lançado também na quinta-feira.
O link estará disponível no Portal Secopa, no mesmo dia do lançamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário