sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Mobilidade urbana - Salvador/BA.


 

 
Após a conclusão da primeira etapa da Linha Azul, com a entrega da Avenida Pinto de Aguiar duplicada, mais um trecho das obras realizadas pelo Governo do Estado está em estágio avançado de execução: a interligação com a avenida Gal Costa, que será possível após a construção de quatro túneis (dois túneis duplos) e vias de superfície que permitirão o deslocamento mais rápido entre as duas regiões da cidade. 
 
Nesta quarta-feira (26), foi finalizado o trabalho de perfuração de um destes túneis, localizado ao lado do Estádio de Pituaçu, na área do antigo ginásio da Universidade Católica do Salvador. De acordo com o diretor de Obras Estruturantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), Sérgio Silva, enquanto prosseguem os serviços de perfuração dos outros três túneis - dois deles passam sob a Avenida Paralela -, “já foram iniciados os trabalhos de pavimentação das vias que complementam o novo sistema viário no local”.
 
Com extensão de 110 metros e três faixas de trânsito, sendo uma delas exclusiva para o transporte coletivo, o túnel, identificado tecnicamente como 4A, é o segundo da Linha Azul com os serviços de perfuração concluídos. Em julho deste ano foi finalizado o mesmo trabalho em um dos dois túneis que integram a Ligação Lobato-Pirajá, na outra extremidade da Linha Azul.
Fonte:bahiaeconomica
 
Corredor de tráfego de aproximadamente 12 km, a Linha Azul foi projetada com o intuito de permitir a ligação direta entre a Orla Marítima (Patamares) e o Subúrbio Ferroviário (Lobato), criando um novo vetor de desenvolvimento, além de viabilizar a integração com o sistema metroviário na linha 2, em fase de implantação na Avenida Paralela.

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