segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Mobilidade urbana em Salvador - Metrô


 

 

LUIS VALENÇA-PRESIDENTE CCR METRÔ

 

 

 

Descrição: http://www.bahiaeconomica.com.br/ckfinder/userfiles/images/post-valenca.png
 

BE- O metrô de Salvador enfim saiu do papel e está funcionando a todo vapor. Quantos passageiros estão utilizando o metrô da capital diariamente e quais as linhas mais utilizadas?

 

LV - O Metro de Salvador é uma realidade na Bahia desde outubro de 2013, quando a CCR Metrô Bahia assinou a PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado para concluir, revitalizar e operar a Linha 1 e construir e operar a Linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Iniciamos a operação da Linha 1 em junho de 2014 e, em janeiro de 2016, a operação comercial teve início com todas as 8 estações concluídas (de Lapa a Pirajá). Atualmente, a Linha 1 transporta 50 mil passageiros por dia, número que deve aumentar na medida em que a integração com ônibus municipais e metropolitanos também aumenta.

 

BE- Qual a expectativa de movimentação para o verão onde teoricamente com uma quantidade de turistas maior na cidade ele pode ser mais utilizado, em transportes para eventos na Fonte Nova por exemplo?

 

LV- A Linha 1 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas tem capacidade para transportar mais de 200 mil passageiros por dia, de segunda a domingo, das 5h à meia-noite, inclusive feriados, operando com integração com cerca de 200 linhas ônibus municipais e metropolitanos. Com a Linha 2 concluída, a demanda esperada é de 500 mil passageiros por dia e a operação será igualmente de segunda a domingo, das 5h à meia-noite, inclusive feriados.  A partir dos resultados de nossa experiência com grandes eventos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, o Metrô de Salvador está preparado para o aumento de fluxo de passageiros em qualquer época do ano.

 

BE -Qual a previsão de entrega para linha dois do metrô Salvador-Lauro de Freitas que teve, a primeira viagem-teste do Detran até a rodoviária? 

 

LV- As obras das 12 estações da Linha 2 avançam rápido até o Aeroporto. Foram iniciadas em 2015 e já estão com 76% de conclusão das obras das estações, com término previsto para 2017. O primeiro trecho da Linha 2, com três estações – Acesso Norte, Detran e Rodoviária – deve ser inaugurado até o fim deste ano.

 

BE- Quantas estações devem ser construídas até a entrega da obra e qual seria o custo desses espaços?

 

LV- A Linha 2 terá 12 estações: Acesso Norte, Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga e Aeroporto. O investimento no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, que inclui obras, implantação de sistemas, manutenção, aquisição de novos trens e operação metroferroviária na ordem de R$ 5 bilhões. Vale lembrar que o sucesso desta PPP não é a obra em si, pois nesta parceria a CCR Metrô Bahia não é remunerada pela construção. Como operadora do metrô, a concessionária somente é remunerada pelo seu investimento ao concluir as etapas de obras e operar o sistema, recebendo por passageiro transportado.

 

BE- As obras têm alterado o trânsito na capital por muitos finais de semana. A CCR tem recebido muitas críticas dessas obras que alteram o transito. Como fazer para evitar?

 

LV- Todas as obras necessárias à implantação do Metrô de Salvador são alinhadas previamente com os órgãos públicos responsáveis e só são executadas mediante autorização. A maior parte das obras que requerem bloqueios de faixas de rolamento ou alterações no viário são executadas nas madrugadas, para minimizar o impacto para a população. As obras que exigem execução diurna e alterações nas vias são efetuadas no prazo mais curto possível de modo a minimizar o transtorno. É importante ressaltar que este transtorno não é permanente, pois com a conclusão das obras, Salvador terá até 2017 o 3º maior metrô do país em extensão e uma inédita perspectiva para os baianos com um eixo estruturante que, combinado à integração cada vez maior com os ônibus, trará mais eficiência, conforto e segurança para a mobilidade urbana.

Fonte:bahiaeconomica

Nenhum comentário: