terça-feira, 25 de outubro de 2016

GRUPOS ESTRANGEIROS E EMPRESAS DE MEDIO PORTE QUEREM O AEROPORTO DE SALVADOR

fonte:bahiaeconomica

 
 


O edital para a concessão do aeroporto de Salvador será lançado em novembro e o leilão será realizado no primeiro trimestre de 2017. E tudo indica que a disputa será muito maior que a prevista. O grupo CCR, que já tem a concessão do Metrô de Salvador, vai disputar o aeroporto de Salvador, pois tem interesse na integração com o Metrô.

Mas, outras empresas estrangeiras e mesmo grupos de médio porte parecem interessados no aeroporto. Segundo reportagem do jornal Valor Econômico, os grupos interessados pelo aeroporto de Salvador são Fraport, Zurich, Vinci, o mexicano Grupo Aeroportuario del Pacifico (GAP), OHL e Avialliance.

O GAP,  grupo de capital aberto, tem 13 aeroportos, sendo 12 no México - o maior deles é o aeroporto internacional de Guadalajara, com quase 10 milhões de passageiros em 2015 - e um na Jamaica. Cada empresa poderá fazer lance para os quatro aeroportos, mas um mesmo licitante só pode ficar com dois - sendo um em cada região.

Quem ficar com a concessão do aeroporto de Salvador terá como desafio  a desapropriação da área para a construção da segunda pista e a definição do tamanho das responsabilidades ambientais. Construtoras brasileiras de porte médio também avaliam entrar na disputa pelos aeroportos, que terá um perfil diferente das rodadas anteriores, em que grandes empreiteiras locais ancoravam - diretamente ou via concessionárias - os consórcios com operadoras internacionais.

Nenhum comentário: