segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Manchetes atuais -30 e 31.10.2016.



por Luciana Collet | Estadão Conteúdo

Descrição: Grande candidata em Salvador, CCR pode ficar de fora de leilão de aeroportos

Foto: Divulgação

A CCR não descarta a possibilidade de ficar fora do próximo leilão de aeroportos, que concederáà iniciativa privada os terminais de Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre e Salvador. Considerada grande candidata para o certame, em particular para a concessão do aeroporto de Salvador, na qual já anunciou repetidas vezes interesse, agora a companhia sinaliza que o projeto como está sendo desenhado pode não ser atraente. Em entrevista ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o presidente da CCR, Renato Vale, indicou que, se mantidas as condições sinalizadas hoje, o grupo de concessões pode não disputar os ativos. O executivo critica, por exemplo, o fluxo de passageiros divulgado até agora. Nas apresentações mais recentes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, sinaliza-se com um crescimento histórico do tráfego de passageiros da ordem 9,27% no caso do aeroporto de Salvador, considerando dados a partir de 2003, e a projeção contida no mesmo gráfico aponta para uma estimativa de expansão de 4,55% ao ano de 2016 em diante. Mas a queda da demanda verificada nos últimos dois anos não aparece, salienta. Ou seja, o gráfico parte de uma base que já não é mais realidade após esse período de recessão. Vale explica que no caso do aeroporto de Confins, em Minas Gerais, do qual a CCR é acionista, o volume de passageiros vem registrando queda desde 2015, consolidando uma redução de quase 18% de 2014 até agora. O movimento de passageiros nos aeroportos está diretamente ligado ao fluxo de caixa esperado e uma frustração na demanda pode derrubar a taxa interna de retorno da concessão. "Mesmo que essa taxa de crescimento futura se realize, teria cerca de 20% menos de receita na partida, então a taxa de retorno calculada pelo investidor nem de longe vai chegar". Vale também questiona se, na prática, o governo incluiu na nova modelagem para os aeroportos premissas mais realistas, como indicou que faria, tais como taxa de retorno mais elevada e custo financeiro maior. Sua suspeita se baseia no fato de que, para ele, o novo valor de outorga proposto parece pouco menor se comparado com o montante indicado pelo governo anterior. A outorga foi reduzida de R$ 1,490 bilhão para R$ 1,187 bilhão no documento mais recente. "A diferença não é muito importante", avalia. "Não conheço o fluxo dessa modelagem, mas deve ter sido usado algo parecido com a versão anterior", completa. Segundo o executivo, dadas as atuais condições de mercado, um projeto de infraestrutura deveria ter taxa de retorno de pelo menos 14% a 15% para ser atrativa. "Mas depende do projeto, depende da condição", pondera, indicando que a companhia pode enxergar oportunidades adicionais em algum ativo.

Noticias que alertam os políticos...

-Delações de Odebrecht serão gravadas em vídeo

         (noticias ao minuto)

-Delações de Odebrecht põe Brasília em suspense

        (dw.com)

2º Turno consolida derrota do PT

 - Josias: A candidatura de Lula em 2018 está morta.

- Fica a dúvida sobre quem herdará o capital eleitoral do ex-presidente.

-ACMNeto: “ Ciclo que se encerrou”

-Abstenções indicam que o PT passou

Análises

-PDT foi a única legenda de esquerda a obter algum sucesso.

-Sem apoio em Maceió e São Luís – Renan e Sarney saem derrotados em seus redutos eleitorais.

- Aécio apesar do grande crescimento do PSDB fica em desvantagem para Alckmin que teve seu candidato eleito no 1º Turno de forma consagradora; enquanto o candidato de Aécio perde em BH.

-Alexandre Kalil (PHS) é eleito em BH e confirma vexame de Aécio( ele teve 53,3% dos votos válidos contra João Leite, PSDB que recebeu 46,7% dos votos.

-PT perde em Recife, única capital em que disputou o 2º Turno para o PSB de Geraldo Júlio.

Disputas entre partidos:

-PSDB ganhou em 29 das 95 grandes cidades.

-PSDB vai governar 24% do país,recorde desde 2000.

-Partido no comando de 28,7 milhões a partir de 2017.

-PRB elege 31% mais prefeitos em 2016.

Mitre:

Na Síria (em guerra civil) mata-se menos do que no Brasil. Isso é chocante.

Temer avalia que resultado das urnas sepulta o discurso de “golpe”.

Questionamentos:

O que vai acontecer após delação do grupo Odebrecht e se Eduardo Cunha fizer delação?

Quais os nomes do PMDB para concorrer a eleição presidencial de 2018?

Nenhum comentário: