sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Rui garante VLT e minimiza falta de verba: ‘Ou eu fico reclamando ou eu busco alternativa’



por Rebeca Menezes - Publicação de Bahianoticias
Rui garante VLT e minimiza falta de verba: ‘Ou eu fico reclamando ou eu busco alternativa’
Foto: Casa Civil / Divulgação
O governador Rui Costa (PT) garantiu, nesta sexta-feira (13), que o Estado construirá o Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) entre Paripe e o Comércio em Salvador. A questão, contudo, é qual será o modelo de financiamento da obra. Em discurso feito durante a inauguração da Estação Bonocô do metrô, Rui justificou que o governo passa por uma “grave crise fiscal” e que para resolver os problemas é necessário buscar alternativas. “Pelo anúncio da presidente, era pra ter recursos do Orçamento Geral da União, ou seja, sem nenhum tipo de reembolso. Mas o governo federal está em crise. Eu tenho duas alternativas: ou eu fico reclamando do governo federal e a obra não sai, ou eu busco alternativas para a obra sair”, sugeriu, logo após o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), voltar a cobrar os recursos para o BRT. O governador disse que apresentou duas alternativas à União. A primeira seria reverter o recurso previsto como orçamento para empréstimo. “Porque a Bahia tem crédito e pra mim essa é uma obra prioritária. Eu tomo emprestado e faço a obra do VLT”, defendeu. A segunda seria buscar remunerações para Parcerias Público-Privadas (PPP) – proposta que teria sido aceita, inclusive, por Neto. “Facilita o entendimento da obra e nós passaremos a ter mais duas obras extraordinárias”, concluiu. Para o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), as alternativas são viáveis e devem ser aprovadas. “Nós temos conversado e está bem encaminhado. Eu acho que tem uma chance muito grande de termos êxito nesse modelo”, avaliou.

Nenhum comentário: