sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Governador entrega hoje Estação Bonocô do metrô

Mobilidade

13/11/2015 07:00 - AGECOM









O governador Rui Costa e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, inauguram a Estação Bonocô do metrô na manhã desta sexta-feira (13). Esta é a sétima estação da Linha 1 do Sistema Metroviário de Salvador - Lauro de Freitas. Mais de 80 mil moradores dos bairros de Cosme de Farias, Brotas, Candeal e Luis Anselmo são beneficiados com a inauguração.

Com 6.140 metros quadrados de área construída, a estrutura da Estação Bonocô segue os mesmos padrões de acessibilidade já utilizados em outras estações. Ela possui quatro escadas rolantes, dois elevadores, piso-tátil e sinalização-tátil nas escadas fixas, além de sanitários adaptados para pessoas com deficiência.

O funcionamento será no mesmo horário das demais estações da linha 1 – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h, com acesso gratuito. Para garantir a segurança dos usuários, a Estação Bonocô possui 55 câmeras de monitoramento que estarão interligadas à Sala de Supervisão Operacional da estação e sala de primeiros socorros.

Obras

A construção da estrutura durou 10 meses, com participação de mais de 600 trabalhadores. Nesse período, o maior desafio foi executar a obra em um trecho que já estava energizado e em operação, sem interromper o tráfego da Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô) durante o dia. Grande parte das obras só foi possível executar no período noturno, fora do horário de operação do metrô, das 22h às 4h.

O projeto arquitetônico é o maior diferencial da Estação Bonocô. Com traços futuristas, a estrutura ganhou painéis compostos por chapas de alumínio e peças arquitetônicas de brises no revestimento lateral, que permitem a entrada da iluminação e ventilação natural. O entorno da estação será revitalizado com ciclofaixas e jardins.

O acesso à estação, inicialmente, é pela passarela existente que foi reformada pela CCR Metrô Bahia. Outras duas passarelas, uma em cada lado da avenida, atendendo aos atuais padrões de acessibilidade, serão instaladas pela concessionária, ligando os bairros de Cosme de Farias e Brotas à nova estação do metrô.

Bicicletário 

Com o objetivo de facilitar a acessibilidade à nova estação e promover a integração entre diversos meios de transporte e favorecendo a mobilidade urbana na capital baiana, a Estação Bonocô possui um bicicletário. São disponibilizadas 108 vagas para bicicletas dos usuários do metrô.

Além da Estação Bonocô, as estações Retiro e Bom Juá também contam com bicicletário. Para utilizar o serviço, é necessário fazer um cadastro com o atendente do bicicletário e apresentar documento com foto e comprovante de residência. O uso do bicicletário é gratuito.

Sistema Metroviário Salvador - Lauro de Freitas
O sistema metroviário entrou em operação em junho de 2014, um ano e dois meses após ser transferido para administração do Governo do Estado. Através de uma Parceria Público-Privada (PPP) e investimentos na ordem de R$ 3,6 bilhões, a concessão é da CCR Metrô Bahia.

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas será composto por duas linhas, com total de 41 quilômetros e 23 estações. Além disso, quando concluído, o metrô estará integrado a 10 terminais de ônibus. A implantação e operação do sistema metroviário contam com seis mil colaboradores diretos, indiretos e terceiros

Nenhum comentário: