quinta-feira, 12 de novembro de 2015

AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR A PONTE SALVADOR-ITAPARICA SERÁ REALIZADA NESTA SEGUNDA



12/11 - 15:17hs - bahiaeconômica
 
A terceira audiência pública para ouvir a sociedade sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (Rima) para implantação do Sistema de Travessia Salvador – Ilha de Itaparica será realizada na próxima segunda-feira (16), no município de Vera Cruz. O projeto, coordenado pela Secretaria do Planejamento (Seplan), inclui a construção de uma ponte rodoviária sobre a Baía de Todos-os-Santos, a duplicação da BA-001 (trecho Itaparica – Ponte do Funil) e demais estruturas associadas.
 
A audiência será no Club Mediterraneé (Estrada Bom Despacho, BA 001, km 13, Conceição, Vera Cruz), das 9h às 14h. Será disponibilizado transporte gratuito para a população, com saída às 8h, das localidades de Jeribatuba. Conceição, Cacha Pregos, Baiacu, Barra Grande, Gameleira/Bom Despacho, Mar Grande e Matarandiba.O assunto já foi discutido em outras duas audiências públicas, realizadas nos dias 19 e 22 de outubro, em Itaparica e Salvador, respectivamente. A convocação para as audiências é feita pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
 
Os estudos do EIA/Rima estão disponíveis desde 4 de setembro para que, no dia da audiência, a sociedade possa se manifestar sobre o conteúdo do documento e apresentar suas contribuições. Eles podem ser acessados nos sites da Seplan, do Projeto da Ponte Salvador – Ilha de Itaparica e do Inema.Os interessados também podem ter acesso ao documento presencialmente em diversos espaços públicos e privados de Salvador, Vera Cruz e Itaparica. O Estudo de Impacto Ambiental foi realizado pelo consórcio formado pelas empresas baiana V&S e portuguesa Nemus, vencedoras do processo licitatório, cujos trabalhos começaram em outubro de 2013. O trabalho incluiu a avaliação dos impactos ambientais e sociais do projeto e identificação de ações mitigadoras.  
 
A Avaliação de Impacto Ambiental é um processo que visa gerar as informações necessárias à tomada de decisões pelo poder público quanto à viabilidade ambiental de um empreendimento ou atividade, comparando-se alternativas tecnológicas e de localização do projeto.A finalidade do licenciamento ambiental é avaliar a intervenção proposta, sob o ponto de vista da localização, implantação e operação, conforme cada caso, para que se garanta a não geração de danos ambientais ou que eles ocorram no menor grau possível e com as devidas medidas de recuperação e de compensação

Nenhum comentário: