terça-feira, 3 de março de 2015

Setre e Federação de Automobilismo definem construção do Kartódromo da Bahia

Esportes

03/03/2015 


O projeto do Kartódromo da Bahia, em São Francisco do Conde, município da Região Metropolitana de Salvador (RMS), que já foi avaliado por técnicos da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), será “tocado imediatamente”, como afirmou o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, durante encontro, na noite de segunda-feira (2), com a presidente da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), Selma Morais, para discutir a construção do equipamento.

A Setre, por meio da Sudesb, havia firmado um protocolo de intenções com a FAB, em 2013, com o compromisso de disponibilizar R$ 3 milhões para o fomento da atividade esportiva no estado. O projeto do kartódromo será encaminhado à Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA) pelo diretor-geral da autarquia, Elias Dourado, e depois entregue pelo secretário ao governador Rui Costa, que dará a autorização para o início das obras.

O novo circuito terá 1.246 metros de comprimento por 10 metros de largura e atende às exigências da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O projeto inclui ainda boxes, arquibancada, guarita e torre de cronômetro. A PetroBahia - distribuidora regional no setor de combustíveis - assumirá a construção do equipamento em troca da isenção de 80% do ICMS, por meio do programa estadual FazAtleta.

Complexo multiesportivo

Selma Morais disse que no local onde será construído o kartódromo existe espaço para abrigar um complexo multiesportivo, “envolvendo o Kartódromo, pistas de Velocidade na Terra (para carros e motos) e de Arrancada, Cidade da Música, museu de carros antigos, escolas de mecânica e de pilotagem, ítens que vão agregar entretenimento ao público”. Apenas com o empreendimento inicial a expectativa é de um salto de qualidade no automobilismo baiano.

O terreno foi desapropriado pela Prefeitura de São Francisco do Conde, que pagou a indenização ao ex-proprietário e entregou a escritura registrada em cartório de imóveis à FBA. Com mais de 800 mil metros quadrados e localização privilegiada, fica a 67 quilômetros de Salvador. São três acessos por asfalto, sendo um pela BR 324 via Candeias, outro pela BR 324, a partir de Santo Amaro, e mais um por São Francisco do Conde via Dom João

Nenhum comentário: