Fonte:Bahiaeconomica

B.E: Foi anunciado que até junho a linha 1, ligando a Lapa à Estação Pirajá, estará funcionando. O cronograma está mantido?
Carlos Martins: O cronograma da Linha 1 do metrô, que
ligará a Estação da Lapa até a Estação Pirajá estão com os prazos sendo
rigorosamente cumpridos.
B.E: Já foi definida junto a Prefeitura de Salvador a tarifa de integração entre o metrô e o sistema de ônibus?
C.M: Equipes técnicas da prefeitura e estado estão
discutindo o assunto. Na última sexta (20), o governador Rui Costa e o
prefeito ACM Neto se reuniram para debater sobre o tema. Após o
encontro, o governador anunciou que o assunto deve estar concluído
quando for iniciada a operação comercial da Estação Pirajá. Atualmente, o
metrô funciona gratuitamente e está em operação assistida.
B.E: E as obras da Linha 2 do metrô, quando serão efetivamente iniciadas? O ajuste fiscal do governo não vai comprometer o repasse de recursos para essa obra?
C.M. As obras da linha 2 já foram iniciadas a partir
da ordem de serviço assinada pelo governador em fevereiro desse ano.
Desde então, o trecho que integra Acesso Norte/ Detran/Rodoviária já
está em andamento. A linha 2 ligará Acesso Norte ao aeroporto,
totalizando 20,7 km. Linha terá 12 estações e 4 terminais de integração
B.E: Em relação a essa obra permanecem as críticas dando conta
que a principal ligação viária da cidade, a Paralela, terá um linha
férrea cortando as duas pista, o que seria não só esteticamente, mas
urbanisticamente inadequado. Como o sr. vê isso?
C.M. A linha 2 do metrô, que será construída em
superfície na Paralela, não altera em nada o próprio conceito da
avenida, que é uma pista urbana de alta velocidade. O governo do estado
recentemente adotou medidas, inclusive para mitigar esta questão, com a
construção do complexo de viadutos do Imbui e o viaduto de Narandiba. A
construção dos corredores estruturantes como a avenida 29 de março e
avenida Gal Costa também reforça essa questão. As duas avenidas são, sem
sombra de dúvidas, elementos fundamentais de mobilidade e tem o
objetivo de interligar as duas orlas de salvador, impedindo uma possível
segregação que existia desde a construção da Paralela. Além do mais, as
obras do metrô obedecerão rígido projeto urbanístico que dotará a via
de ciclovias, áreas de lazer, paisagismo, recuperação e manutenção das
lagoas e áreas verdes.
B.E: Em que estágio estão as obras do trem do subúrbio e qual a
previsão para transformá-lo num Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), estava
previsto que em abril, seria lançado o RDC o Regime Diferenciado de
Contratação, para o projeto executivo, vai comprar os trens e colocar em
operação. Em que estágio está o projeto. Qual a previsão para sua
conclusão?
C.M: O projeto do VLT está em vias de conclusão do processo da RDC e realmente será lançada em abril.
B.E: Em em relação a Nova Rodoviária, já existe a definição de local e previsão para o lançamento do edital de contratação?
C.M. Sim, a nova rodoviária estará localizada na
região de Águas Claras, ponto de encontro da avenida 29 de março e
estação Águas Claras /Cajazeiras (do tramo 3 da linha 1 do metrô). A
RDC, também está em andamento e será lançada ainda neste semestre.
B.E: O governo do Estado anunciou que vai gastar cerca de R$ 6
bilhões, na mobilidade urbana de Salvador, sendo R$ 4 bilhões para o
metrô e o restante em obras como a duplicação da Avenida Pinto de
Aguiar, a ligação da Avenida Luís Eduardo Magalhães com a BR-324, e os
viadutos e vias marginais do Imbui e de Narandiba. Como está o andamento
dessas obras e qual a perspectiva de conclusão?
CM: O governo do estado está investindo quase 8 bilhões em mobilidade em Salvador. Foram concluídas as seguintes intervenções:
- Alças da Luis Eduardo Magalhaes dom a BR-324
- Complexo de viadutos do Imbui
- Viaduto de Narandiba
- Duplicação da avenida Pinto de Aguiar
- Construção da via curralinho
Além disso, estão em andamento as seguintes obras;
- Linha 2 do metro, trecho Acesso Norte/ Rodoviária
- Linha 1 do metro trecho Bom Juá/Pirajá
- Corredor Estruturante1-Avenida Gal Costa, em andamento
- Corredor Estruturante 2 -Avenida 29 de março, em andamento
- Duplicação da avenida Orlando Gomes
- Construção da via metropolitana ligando Salvador a Lauro de Freitas,
Estas obras estão sendo realizadas por etapas, algumas destas serão inauguradas ainda em 2015 e a conclusão prevista para 2016.
B.E: A situação financeira do governo do Estado é difícil, com
redução na arrecadação em fevereiro e algumas empresas já se queixam que
o governo do estado estaria atrasando os repasses. Isso poderá
comprometer o cronograma do metrô e das obras de mobilidade urbana.
C.M: A crise econômica que afeta o país e consequentemente a Bahia, não chegarão até as obras pois os recursos já estão garantidos.
B.E: O programa Minha Casa, Minha Vida está sentindo a redução de recursos por conta do ajuste fiscal e na Bahia estava previsto um grande programa de construção de moradias de baixa renda que previa construir milhares de habitações. Esse programa está mantido? Que avanços são registrados?
C.M: Na Bahia, o programa Minha Casa Minha Vida a
Bahia contratou cerca de 195 mil unidades habitacionais das quais 95 mil
já foram entregues. Agora, estamos na expectativa do lançamento do
programa Minha Casa Minha Vida 3 para ampliarmos a construção de
unidades.
B.E: Em relação à Embasa, já existe alguma definição sobre quem
será o novo presidente? E quais os investimentos previstos nessa área?
C.M: Quanto a presidência da embasa, que pertence a
Secretaria de Infraestrutura Hídrica o assunto é da alçada do governador
e da Secretaria de Relações Institucionais.
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