segunda-feira, 23 de março de 2015

O governo de Rui Costa e a mobilidade urbana de Salvador

Fonte:Bahiaeconomica





B.E: Foi anunciado que até junho a linha 1, ligando a Lapa à Estação Pirajá, estará funcionando. O cronograma está mantido?

Carlos Martins:  O cronograma da Linha 1 do metrô, que ligará a Estação da Lapa até a Estação Pirajá estão com os prazos sendo rigorosamente cumpridos. 

 

B.E: Já foi definida junto a Prefeitura de Salvador a tarifa de integração entre o metrô e o sistema de ônibus?

C.M:  Equipes técnicas da prefeitura e estado estão discutindo o assunto. Na última sexta (20), o governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto se reuniram para debater sobre o tema. Após o encontro, o governador anunciou que o assunto deve estar concluído quando for iniciada a operação comercial da Estação Pirajá. Atualmente, o metrô funciona gratuitamente e está em operação assistida. 


B.E: E as obras da Linha 2 do metrô, quando serão efetivamente iniciadas? O ajuste fiscal do governo não vai comprometer o repasse de recursos para essa obra?
C.M.  As obras da linha 2 já foram iniciadas a partir da ordem de serviço assinada pelo governador em fevereiro desse ano. Desde então, o trecho que integra Acesso Norte/ Detran/Rodoviária já está em andamento. A linha 2 ligará Acesso Norte ao aeroporto, totalizando 20,7 km. Linha terá 12 estações e 4 terminais de integração

 

B.E: Em relação a essa obra permanecem as críticas dando conta que a principal ligação viária da cidade, a Paralela,  terá um linha férrea cortando as duas pista, o que seria não só esteticamente, mas urbanisticamente inadequado. Como o sr. vê isso?

C.M.  A linha 2 do metrô, que será construída em superfície na Paralela, não altera em nada o próprio conceito da avenida, que é uma pista urbana de alta velocidade. O governo do estado recentemente adotou medidas, inclusive para mitigar esta questão, com a construção do complexo de viadutos do Imbui e o viaduto de Narandiba. A construção dos corredores estruturantes como a avenida 29 de março e avenida Gal Costa também reforça essa questão. As duas avenidas são, sem sombra de dúvidas, elementos fundamentais de mobilidade e tem o objetivo de interligar as duas orlas de salvador, impedindo uma possível segregação que existia desde a construção da Paralela. Além do mais, as obras do metrô obedecerão rígido projeto urbanístico que dotará a via de ciclovias, áreas de lazer, paisagismo, recuperação e manutenção das lagoas e áreas verdes.

 

B.E: Em que estágio estão as obras do trem do subúrbio e qual a previsão para transformá-lo num Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), estava previsto que em abril, seria lançado o RDC o Regime Diferenciado de Contratação, para o projeto executivo, vai comprar os trens e colocar em operação. Em que estágio está o projeto. Qual a previsão para sua conclusão?
C.M:  O projeto do VLT está em vias de conclusão do processo da RDC  e realmente será lançada em abril.

 

B.E: Em em relação a Nova Rodoviária, já existe a definição de local e previsão para o lançamento do edital de contratação?
C.M.  Sim, a nova rodoviária estará localizada na região de Águas Claras, ponto de encontro da avenida 29 de março e estação Águas Claras /Cajazeiras (do tramo 3 da linha 1 do metrô). A RDC, também está em andamento e será lançada ainda neste semestre.

 

B.E: O governo do Estado anunciou que vai gastar cerca de R$ 6 bilhões, na mobilidade urbana de Salvador, sendo R$ 4 bilhões para o metrô e o restante em obras como a duplicação da Avenida Pinto de Aguiar,  a ligação da Avenida Luís Eduardo Magalhães com a BR-324, e os viadutos e vias marginais do Imbui e de Narandiba. Como está o andamento dessas obras e qual a perspectiva de conclusão?
CM: O governo do estado está investindo quase 8 bilhões em mobilidade em Salvador. Foram concluídas as seguintes intervenções:
  • Alças da Luis Eduardo Magalhaes dom a BR-324
  • Complexo de viadutos do Imbui
  • Viaduto de Narandiba
  • Duplicação da avenida Pinto de Aguiar
  • Construção da via curralinho
Além disso, estão em andamento as seguintes obras;

 

  •  Linha 2 do metro, trecho Acesso Norte/ Rodoviária
  • Linha 1 do metro trecho Bom Juá/Pirajá
  • Corredor Estruturante1-Avenida Gal Costa, em andamento
  • Corredor Estruturante 2 -Avenida 29 de março, em andamento  
  • Duplicação da avenida Orlando Gomes
  • Construção da via metropolitana ligando Salvador a Lauro de Freitas,

Estas obras estão sendo realizadas por etapas, algumas destas serão inauguradas ainda em 2015 e a conclusão prevista para 2016.

  

B.E: A situação financeira do governo do Estado é difícil, com redução na arrecadação em fevereiro e algumas empresas já se queixam que o governo do estado estaria atrasando os repasses. Isso poderá comprometer o cronograma do metrô e das obras de mobilidade urbana.
C.M:  A crise econômica que afeta o país e consequentemente a Bahia, não chegarão até as obras pois os recursos já estão garantidos.

B.E: O programa Minha Casa, Minha Vida está sentindo a redução de recursos por conta do ajuste fiscal e na Bahia estava previsto um grande programa de construção de moradias de baixa renda que previa construir milhares de habitações.  Esse programa está mantido? Que avanços são registrados?

C.M:  Na Bahia, o programa Minha Casa Minha Vida a Bahia contratou cerca de 195 mil unidades habitacionais das quais 95 mil já foram entregues. Agora, estamos na expectativa do lançamento do programa Minha Casa Minha Vida 3 para ampliarmos a construção de unidades.
 

B.E: Em relação à Embasa, já existe alguma definição sobre quem será o novo presidente? E quais os investimentos previstos nessa área?
C.M:  Quanto a presidência da embasa, que pertence a Secretaria de Infraestrutura Hídrica o assunto é da alçada do governador e da Secretaria de Relações Institucionais.

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